Fonte: OpenWeather

    Obra de Verão


    Trecho de ponte na Avenida Brasil é liberado para tráfego de veículos

    Pedaço recebeu estrutura reforçada que garantirá durabilidade da obra em até cinco décadas, afirma prefeito

    Manaus – Na manhã desta segunda-feira (30), o trecho da ponte da avenida Brasil, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, batizada de Ponte Luzinaldo  de Castro Simões, foi entregue revitalizado, após cinco meses de reforma. A obra recebeu infraestrutura moderna e segura, com durabilidade para mais de cinco décadas, de acordo coma prefeitura.

    Ponte na Avenida Brasil | Autor: TV Em Tempo

    A revitalização faz parte do pacote de obras de verão da Prefeitura de Manaus, que tem a meta  de asfaltar 10 mil ruas e trabalhar em outras frentes. Segundo explicou o prefeito de Manaus Arthur Neto, a reforma da ponte, no bairro Compensa, foi necessária para garantir a mobilidade e segurança.

    Leia também:  Pacote de obras de verão da prefeitura asfaltará 10 mil ruas em Manaus

    Prefeito Arthur Neto e familiares do homenageado Luzinaldo Simões durante entrega do projeto revitalizado
    Prefeito Arthur Neto e familiares do homenageado Luzinaldo Simões durante entrega do projeto revitalizado | Foto: Diego Caja/Seminf

    “Essa ponte, assim como muitas outras, foi criada para durar apenas uma década e já estava aqui há 22 anos. Isso estava pondo em risco a população”, explicou o prefeito. Ainda de acordo com Virgílio, o mesmo método empregado nesta obra, foi usado nas pontes do São Jorge, Lóris Cordovil, Nova República, Nilton Lins, Nova Esperança e outras.

    Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Kelton Aguiar, a nova passagem está sendo entregue dentro do prazo legal, conforme normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras. 

    “Desde janeiro estamos executando essa obra com muito empenho para cumprir a determinação do prefeito em reconstruir uma estrutura que vai ultrapassar gestões na cidade”, pontuou o secretário. 

    Trânsito e transporte

    Com a liberação da pista sobre a ponte para o tráfego de veículos, o trânsito volta ao normal, e a ponte provisória, que serviu de desvio enquanto durou a obra, foi desativada imediatamente e será desmontada. A estrutura metálica será reutilizada em outros locais onde seja necessária.  Outra mudança no trânsito que ocorreu foi a implantação de sentido único – bairro/Centro – na rua Tobias Barreto. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans) estuda o caso e deve decidir, nesta terça-feira, 31/7, quando a rua voltará a ter os dois sentidos.

    Linhas de ônibus

    Com a liberação do fluxo de veículos, os ônibus das linhas 002, 013, 110, 115, 126, 129, 008, 014, 113, 124, 127 e 542 passarão a cumprir o seu itinerário normal, seguindo pela avenida Brasil também no sentido bairro/ Centro, que estava interditado. Somente as linhas 116 e 119 continuarão trafegando pela rua Tobias Barreto e avenida Compensa no sentido bairro/Centro.


    Ponte  Luzinaldo de Castro Simões revitalizada, após reforma
    Ponte Luzinaldo de Castro Simões revitalizada, após reforma | Foto: Seminf/Diego Caja

    Estrutura da ponte

    A nova ponte mede 18m por 21 e recebeu, aproximadamente, 65 metros cúbicos de concreto, que foram derramados no tabuleiro de estrutura metálica, além de possuir mais de 19.300 quilos de vigas de sustentação. “A nova estrutura possui vigas de sustentação com 15 metros de comprimento, feitas inteiramente de aço. A obra foi feita com muita meticulosidade, para garantir a segurança da estrutura”, garantiu Aguiar.

    Prefeito Arthur Neto entrega Ponte revitalizada no bairro Compensa
    Prefeito Arthur Neto entrega Ponte revitalizada no bairro Compensa | Foto: Diego Caja

    Homenagem

    Luzinaldo de Castro Simões, que dá nome à ponte, iniciou sua trajetória profissional ainda muito jovem, aos 23 anos, na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Trabalhando como técnico em edificações, esteve por mais de 20 anos prestando serviços à Manaus. Com vontade de crescer profissionalmente, Luzinaldo ingressou na faculdade de engenharia, mas, veio a falecer dois meses antes de concluir o curso, aos 44 anos, em virtude de complicações na saúde em abril de 2016.

    Devido à sua dedicação ao trabalho e comprometimento com os colegas, ele sempre é lembrado com carinho por servidores da secretaria. Ele foi casado e deixou cinco filhos, alguns deles presentes durante a inauguração da ponte. 

    Emocionados com a homenagem ao pai, a família esteve na companhia do prefeito para a cerimônia de revelação da placa . “Sentimos-nos muito honrados com essa homenagem. Ele sempre foi um funcionário comprometido e a homenagem é muito justa”, disse a irmã do homenageado, Rejane de Castro Simões.

    Leia mais:

    Manaus terá mil novas casas populares e obras iniciam neste ano

    Pacotão de obras: Investimento de R$ 320 milhões em Manaus

    Prefeitura assina projeto de loteamento para novo bairro na Zona Oeste