Fonte: OpenWeather

    Lei de responsabilidade fiscal


    Vídeo: Manaus está entre as cidades destaques em autonomia fiscal

    Segundo a pesquisa do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), Manaus é considerada com gestão de excelência

    Assista à reportagem | Autor: Luiz Rodrigues/ TV Em Tempo

    Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.337 municípios, onde vivem 97% da população brasileira
    Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.337 municípios, onde vivem 97% da população brasileira | Foto: Mario Oliveira / Semcom

    Manaus- A capital amazonense obteve a nota máxima em autonomia na gestão fiscal, um dos quatro itens de avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

    O levantamento mostra que as contas de Manaus apresentam níveis de excelência e boa gestão em autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos que, no ranking geral, colocaram a cidade entre as três capitais mais bem avaliadas, atrás apenas de Salvador (BA) e Rio Branco (AC).

    Com uma pontuação variando entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próxima de 1, melhor a gestão fiscal do município, Manaus recebeu nota 0,8022, ficando no grupo seleto de 4% do total de municípios brasileiros que ultrapassaram a marca de 0,8 pontos, considerada gestão de excelência para a Firjan.

    O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

    Em outro ponto, a pesquisa defende que não basta aumentar recursos em busca de suprir as dificuldades enfrentadas pelos municípios, sem que haja um compromisso sério da gestão com a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista à reportagem | Autor: Luiz Rodrigues/ TV Em Tempo
     

    Texto Web: Bruna Oliveira