Fonte: OpenWeather

    Fomentar Turismo


    Governo do AM propõe investir no potencial turístico de Barcelos

    Entre as ações voltadas para o município estão a ampliação do aeroporto e a implantação de sinal de internet mais veloz

     

     Segundo o Governo,  os investimentos visam garantir melhoras no segmento turístico da região.
    Segundo o Governo, os investimentos visam garantir melhoras no segmento turístico da região. | Foto: Diego Peres/Secom

     Manaus –  O governador Wilson Lima esteve no município de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus) onde anunciou a reforma, ampliação do aeroporto e a implantação de sinal de internet mais veloz para o município através do programa "Amazônia Conectada". 

    Segundo o Governo, os investimentos em infraestrutura do aeroporto e em comunicação para o município visam garantir melhoras no segmento turístico da região. 

    “O Amazônia Conectada é um projeto que estamos cobrando do Governo Federal, e que já vem sendo tocado há algum tempo pelo Exército. Ele está subindo o Rio Negro e já está disponível para alguns municípios. Estamos trabalhando para que chegue o mais rápido possível aqui em Barcelos, levando em consideração a necessidade que o povo tem aqui dessa comunicação mais rápida e também para o turista que está vindo para cá e necessita fazer essa comunicação”.   

    As obras do aeroporto, previstas para iniciar no mês de dezembro, fazem parte do 'Programa Amazone-se', plano de retomada do turismo elaborado pela Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur).

    A expectativa é que as obras devem ser concluídas até março de 2021. O valor da reforma é de R$ 1,4 milhão, e os recursos são do Governo Federal, provenientes de emenda parlamentar. 

    “É muito importante que a gente ofereça ao turista e a população da cidade um aeroporto digno de receber esse turista que lota a cidade entre setembro e março, quando inicia a temporada de pesca. Após o período eleitoral, a obra de reforma do aeroporto vai começar e é importante dizer que essa obra vai duplicar o tamanho do aeroporto; vai oferecer conforto; vai ser todo climatizado, e os turistas e a população que utiliza esse equipamento vai ser beneficiado”, informou a presidente da Amazonastur, Rosilene Medeiros. 

    Potencial turístico

    Barcelos é o principal destino de turistas brasileiros e estrangeiros, por conta da pesca esportiva e das belezas naturais.

    A alta temporada de pesca iniciou em setembro e segue até fevereiro de 2021. De acordo com a  Amazonastur, Barcelos concentra 90% das operações de turismo na região da Calha do Rio Negro.  

    Na cidade, segundo dados da Prefeitura de Barcelos, há 50 empresas que realizam o receptivo de pesca.

    Na temporada de 2018/2019 mais de 8 mil turistas foram atraídos para o município, sendo 80% brasileiros e 20% estrangeiros, predominantemente norte-americanos.

    Ainda de acordo com a Amazonastur, o  Amazonas fatura na temporada de pesca, aproximadamente, R$ 67,2 milhões.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Obras da Estação de Tratamento de Esgoto tem início no Educandos

    Governador do AM inspeciona montagem de novos leitos de UTI

    Wilson Lima anuncia reforma do aeroporto de Barcelos, no AM