Fonte: OpenWeather

    Combustível


    Veja 7 dicas para o carro economizar combustível

    Confira sugestões curiosas para reduzir o consumo de combustível

    Economizar na gasolina é alternativa para poupar o bolso.
    Economizar na gasolina é alternativa para poupar o bolso. | Foto: Janailton Falcão

    Manaus-  Recentemente a greve dos caminhoneiros atingiu grande parte dos brasileiros e fez com que a gasolina nos postos aumentasse. Com tanta instabilidade, a alternativa é economizar. Confira sugestões curiosas para reduzir o consumo de combustível.

    Uma empresa nacional do setor automotivo realizou uma pesquisa e elencou 7 dicas para quem deseja poupar, confira:

    1.  Manuntenção

    Faça a manutenção periodicamente: além da manutenção que você mesmo pode realizar, não se esqueça de levar o seu automóvel para as revisões preventivas, que são aquelas que o mecânico avalia se está na hora ou não de trocar alguma peça. O profissional deve verificar também o alinhamento e balanceamento do veículo, que - caso esteja fora - acaba gastando mais combustível.

    2. Reduza o peso

    Tente diminuir no peso: quando o carro fica pesado, consequentemente, fica mais perto do solo e isso amplia no atrito e requer mais energia para a movimentação. Sendo assim, evite carregar muitos objetos em seu porta malas ou dentro do carro mesmo, e - principalmente - nunca deve carregar mais do que o recomendado no manual do seu veículo.

    3. Evite freadas e aceleradas bruscas

    Dirija com mais cuidado: digamos que mais como um profissional, não dando freadas e nem aceleradas bruscas, pois isso gera muito consumo de combustível. Sendo assim se antecipe no trânsito, sempre que estiver rodando na cidade ou na estrada, mantenha uma boa distância do veículo a sua frente, pois permitirá frear e parar com mais suavidade. Lembre-se também que existe o momento certo de trocar a marcha - tente respeitar esse momento.

    4. Calibrar pneus

    Calibre os pneus adequadamente: tanto para estrada quando para cidade, saiba a média certa do seu veículo. O ajuste inadequado, ou pneus murchos, podem ampliar a aderência do carro ao solo, desprendendo mais energia para gerar movimento, o que resulta no aumento do consumo de combustível.

    5. Feche as Janelas

    Preste atenção nas janelas: só um pouquinho da janela aberta pode comprometer a aerodinâmica do seu veículo, o que - por sua vez - gera mais consumo de combustível. Você não sabia? É isso mesmo! E existe uma explicação lógica. O vidro aberto faz com que, o ar externo, entre em seu carro e isso acaba gerando mais atrito. Como falamos lá em cima, quanto maior o atrito, maior será a energia necessária para manter o veículo em movimento, e - consequentemente - precisará de mais combustível.

    6. Moderação no ar condicionado

    Modere no ar condicionado: é, sabemos que já comentamos que não é indicado abrir a janela por gerar mais atrito, mas - se quer economizar no combustível - modere no ar também. O que acontece é que quando o ar-condicionado está ligado gera um aumento de 20% no consumo de combustível no automóvel. Não estamos dizendo aqui para não usar o ar do seu automóvel, é só para tentar moderar.

    7. Gasolina Adequada

    E por último, mas não menos importante, utilize o combustível adequado para seu veículo. Tenha sempre um posto de confiança, pois existem muitos administradores de postos de gasolina que, para terem um lucro maior, misturam o componente principal com água, querosene, etanol, entre outros produtos relativamente mais baratos. Mas essa mistura gera um combustível de péssima qualidade, que acaba sendo pouquíssimo econômico e gera inúmeros problemas ao seu veículo.

    Sobre a Menu do Carro

     Fundada em 2018, a Menu do Carro é uma plataforma pioneira do setor automotivo que conecta motoristas a serviços locais, auxiliando a busca pela loja mais próxima e com base nas dicas, fotos, avaliações, promoções e comentários feitos por usuários que já tiveram alguma experiência. 

     Leia mais

    Após período de redução, gasolina sofre aumento nas refinarias

    Gasolina pode chegar a R$5 nos próximos dias em Manaus

    Gasolina chega a R$3,99 em Manaus