Pesquisa

Cerveja e Ciência: evento leva pesquisadores aos bares de Manaus

“Com certeza a ciência se torna um assunto mais leve tomando uma cerveja”, disse o aluno de doutorado, André Luís Sousa sobre o Pint of Science, evento mundial que aproxima a ciência da população

| Foto: Fernanda Farias

Manaus - A ciência está presente em todos os setores da vida, embora não percebamos. Tudo o que fazemos, seja fazer café na cafeteira ou colocar gelo no suco ou até mesmo o fato de uma maça cair no chão, como bem observou o cientista Isaac Newton, ao descobrir a Teoria da Gravidade, passa pela Ciência. A divulgação das informações científicas descobertas em laboratórios sempre esteve em ambientes solenes e sofisticados. Mas será necessário tudo isso para popularizar a ciência?

E para tonar assuntos científicos como estes mais próximos da sociedade foi criado o evento mundial “Pint of Science”, que surgiu em 2013 em Londres. E pela primeira vez, Manaus entra na rota que leva os cientistas abordarem suas pesquisas nos bares da cidade.

Leia também: Gengibre amargo é esperança para cura de úlceras em diabéticos

A primeira roda de conversa sobre ciência em Manaus ocorreu com os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val e Fernanda Werneck, no Imperial Pub, localizado na avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul da cidade.

Mudanças Climáticas

“A ciência está em tudo”, afirma o primeiro pesquisador a abordar sua pesquisa no bar da capital, Adalberto Val. Com o tema “As mudanças climáticas e seus efeitos ”, Val falou sobre os principais efeitos da excessiva emissão de gás carbônico na atmosfera e sobre o incentivo à divulgação científica.

“Uma das espécies que mais vão sofrer com o aquecimento global, são as espécies de peixes que tem escamas, que são alguns mais consumidos pela população, como o tambaqui e pirarucu. Quando o planeta aquece, as águas dos rios aquecem e o CO2 reage com a água, tornando cada vez mais ácida. Com  águas mais quente e ácidas, os peixes não irão sobreviver”, explica.

“A ciência está em tudo”, afirma o primeiro pesquisador a abordar sua pesquisa no bar da capital, Adalberto Val | Foto: Fernanda Farias

O pesquisador reflete também sobre a pouca importância que a população dá a assuntos relacionados à ciência. Para ele, os institutos de pesquisa e universidades precisam colocar a ciência no colo da sociedade, investir mais em várias formas de divulgação científica.

“Lembro que quando o Ministério de Cultura foi extinto, a sociedade interviu e dias depois o ministério voltou, porém, quando Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação foi extinto, não houve a mesma reação. A população precisa perceber que a ciência é muito importante e imprescindível para o desenvolvimento”, comenta.

Ciência mais perto da sociedade

Durante o evento, o pesquisador interagiu com o público que fez perguntas concernentes às mudanças climáticas e afirmam: queremos mais eventos como este em Manaus.

Para o estudante de doutorado, André Luís Sousa, o conhecimento fica, muitas vezes, voltado apenas para as pessoas que são da área das ciências biológicas, e uma das missões dos pesquisadores é tornar a ciência mais acessível para a sociedade.

“Uma das espécies que mais vão sofrer com o aquecimento global, são as espécies de peixes que tem escamas, que são alguns mais consumidos pela população, como o tambaqui e pirarucu", diz o pesquisador Adalberto Val | Foto: divulgação

“O ‘Pint of Science’ é uma ótima forma de divulgação científica, dentre as diversas forma de divulgar. A ciência se faz presente em tudo na nossa vida e por isso deve ser mais propagada, não apenas nos bares e em eventos específicos, mas em vários lugares, com linguagens diferentes, tudo para tornar as pesquisas mais próximas de todos”, disse.

De acordo com a gerente do Imperial Pub Raquel Omena, eventos como esse devem ser incentivados na cidade, e assim aproximar as instituições da população. “Porque não colocar na roda de bar temas interessantes como efeitos climáticos, clones, raio x, e produtos naturais? Eu gostaria muito de ter tido aulas assim na faculdade”, brinca.

Sobre o Pint of Science

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A ideia do 'Pint of Science' surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. | Foto: Fernanda Farias

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

Programação

O ‘Pint of Science’ vai até o dia 16 de maio em todo o mundo. E em Manaus as rodas de conversa acontecem ainda no Imperial Pub, Porão do Alemão e no Vila Hub.

Nesta quarta (15) no Imperial pub será a vez dos pesquisadores falarem sobre “Biologia sintética: Modificando seres vivos”, com Giovanna Maklouf e Isaac Guerreiros (Ufam- Igem), “Porque o avião voa? Um explicação aplicada ao aerodesign”, com Leonardo Suzuki (UEA - Urutau Aerodesign) e “A pesquisa e a ciência dos projetos de carros”, com Felipe Abraão (UEA - Baja).

E no Vila Hub tem um bate-papo sobre “Alimentos processados, o que têm ali?”, com o professor doutor Pedro Henrique Campelo (Ufam), “Alimentação alternativa com alimentos bons, limpos e justos”, com a professora Dionisia Nagahama (Inpa).

Programação completa acesse o site do evento aqui.