Fonte: OpenWeather

    Tecnologia


    A ascensão do universo nerd: os 'estranhos' caíram no gosto popular

    Hoje o público nerd é supervalorizado e até conta com uma rede social exclusiva

    Existem algumas teorias sobre a origem da palavra “nerd”, no entanto uma das mais aceitas e conhecidas é a de que seja uma sigla que os funcionários da Northern Eletric Reasearch and Development (NERD) | Foto: Divulgação

    Manaus - Astronomia, filmes, séries, música, história em quadrinhos, literatura, esportes, tecnologia, games, mangás, animes. Você se interessa por algum desses assuntos a ponto de obter um conhecimento além do “comum”? Se sua resposta for sim, você pode ser considerado um nerd.

    Existem algumas teorias sobre a origem da palavra “nerd”, no entanto uma das mais aceitas e conhecidas é a de que seja uma sigla que os funcionários da Northern Eletric Reasearch and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, da Companhia Northen Eletric, traziam em seus crachás. Essa empresa está localizada no Canadá e hoje se chama Nortel.

    Por muitos anos perdurou o estereótipo de que os nerds eram pessoas estranhas, que vestiam camisa xadrez, usavam óculos “fundo de garrafa” e, por serem muito inteligentes e tímidos, tinham dificuldades em ter relações sociais. Eles sofreram muito bullying até ganharem o status que têm hoje. A situação mudou completamente: atualmente os nerds são valorizados, tanto que ganharam até uma rede social só para eles.

    A Social Nerd, criada por Hassib Zebian e Diniz Fiori, e desenvolvida pela Agência e5, preza por essa mídia segmentada, disponibilizando várias categorias e assuntos para seus usuários. O objetivo principal é aproximar as pessoas de diversos lugares do Brasil. A rede social foi criada em 2015, mas no Facebook a página Social Nerd já fazia sucesso com quase 200 mil curtidas - tanto que foi daí que os fundadores pensaram em criar uma plataforma exclusiva para os nerds. “Eles precisavam de espaço, mas esse público veio com o forte crescimento da internet”, afirma Zebian.

    Variedades

    Há bastante material voltado para o público nerd. Os podcasts fazem muito sucesso e trazem pautas como mitologia, grandes guerras, jogos, tecnologia, séries e diversos outros temas, buscando ter no estúdio, junto com os apresentadores, um professor ou especialista sobre o assunto abordado. O cinema também abriu os horizontes para os nerds, adaptando as histórias em quadrinhos (HQ’s) em roteiros para filmes, que se transformaram em franquias.

    Os nerds são um público bem definido e necessitam de um espaço para que possam debater sobre diversos temas da Cultura Pop.

    Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo geek, pode até comemorar o dia 25 de maio, que é considerado o Dia do Orgulho Nerd.

    *Colaborou Larissa de Oliveira

    Leia Mais

    Manaus, moradia flutuante: casas de madeira transformam rio em favela

    Pai e filho sobrevivem a acidente de trânsito na Zona Sul de Manaus

    Rodoviários confirmam greve geral e Manaus vai parar: descubra quando