Fonte: OpenWeather

    inscrição


    Prêmio para jovens empreendedores chega a 2 mil dólares

    A premiação nacional é um reconhecimento aos jovens empreendedores sociais

    Para participar do prêmio é preciso ter entre 18 e 29 anos, ser autor ou coautor de um empreendimento social | Foto: Reprodução

    Manaus - As inscrições para o Prêmio Laureate Brasil 2018 continuam abertas até o dia 30 de maio. A premiação nacional é um reconhecimento aos jovens empreendedores sociais, empenhados em promover mudanças positivas nas comunidades em que atuam. As inscrições podem ser feitas pelo site do Prêmio Laureate..

    O prêmio é no valor de 2 mil dólares e mais benefícios. Em 2017, os projetos finalistas do Amazonas foram  “Cosmos”, que leva o ensino de astronomia para escolas de Manaus, e o “Ludkids”, que desenvolve jogos digitais para auxiliar crianças com necessidade especiais.

    O projeto Cosmos é uma iniciativa de um grupo de universitários apaixonados por astronomia, que se reuniu com o intuito de compartilhar conhecimentos e fazer algo pela educação. Eles promovem palestras e oficinas relacionadas ao tema em escolas públicas e privadas.

    Leia também: Asteroide que viaja na contramão pode ter vindo de outro sistema solar

    Além disso, preparam alunos do ensino fundamental e médio para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente. O Ludkids, atualmente, atende crianças com Síndrome de Down, com uma plataforma com quatro jogos, em que são desenvolvidas habilidades como raciocínio lógico, memória auditiva, noção espacial e dicção.

    Para participar do prêmio é preciso ter entre 18 e 29 anos, ser autor ou coautor de um empreendimento social, que seja desenvolvido há pelo menos seis meses. Não é necessário ser aluno da Rede Laureate. Basta cumprir os pré-requisitos. A UniNorte, que integra a rede internacional de universidades Laureate, é responsável pela seleção dos jovens das regiões Norte e Centro-Oeste. 

    O prêmio integra o YouthActionNet®, uma ação global criada em 2001 pela International Youth Foundation, a qual a Laureate International Universities é parceira. A coordenadora do International Office da UniNorte, Yukie Almeida, explica que, além dos  US$ 2 mil dólares, os jovens selecionados recebem uma formação complementar especializada, por meio de um curso presencial e online de empreendedorismo social.

    Segundo Yukie, eles também participarão da cerimônia nacional de reconhecimento ao vencedor do Prêmio Laureate Brasil, e de ações de visibilidade e promoção do projeto, por meio da divulgação dos programas regionais. De acordo com ela, há também a possibilidade de veiculação do projeto para públicos específicos de empresas privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos, criando oportunidades para possíveis parcerias diretas desses setores.

    Os que forem selecionados poderão, ainda, participar da troca de experiências e interação com outros jovens empreendedores sociais, em uma rede exclusiva, com todos os recursos de comunicação. Para maiores informações sobre o prêmio e os critérios para inscrição, os interessados podem entrar em contato com a coordenadora Yukie Almeida, pelo telefone (92) 3212-5287.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais: 

    Criança encontrada morta em Manaus teve traumatismo craniano, diz IML 

    MEC libera R$ 9,7 milhões para municípios do Amazonas  

    Defesa de Pedro Elias afirma que delações são ‘fuxicos’