Fonte: OpenWeather

    Mamífero da Amazônia


    Filhote de peixe-boi é resgatado por pescadores no Amazonas

    Ferido, o animal foi levado a Manaus, onde receberá os cuidados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

    O animal foi trazido para Manaus de barco e entregue, no porto Manaus-Moderna, no Centro | Foto: Divulgação

    Manaus - O primeiro resgate a filhote de peixe-boi fêmea, de dois meses de idade, deste ano foi realizado nesta terça-feira (5), na comunidade rural Paraíso, no município de Urucará (distante 259 quilômetros de Manaus). Por coincidência, o mamífero de 1 metro e cinco centímetros foi resgatado no Dia Mundial do Meio Ambiente, por pescadores.

    O animal foi trazido para Manaus de barco e entregue, no porto Manaus-Moderna, no Centro, aos agentes da Gerência de Fauna (Gfau) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), pelo presidente da Colônia dos Pescadores de Urucará e funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) daquela cidade, Maicon Alfaia.

    Ele informou que o peixe-boi foi encontrado por um pescador às margens do rio Amazonas, ferido e pode ter se perdido da mãe.

    Alfaia ainda contou que o peixe-boi foi levado para a comunidade Paraíso, próxima de onde o encontraram. Os moradores informaram, por telefone, o caso à Semmas de Urucará.

    “Depois de comunicarem a secretaria, foi feito o deslocamento até a localidade rural. No local, realizaram buscas para encontrar a mãe do filhote. Por conta dos ferimentos, decidimos trazê-la para Manaus”, explicou.

    Leia também: Marinha desenvolve projeto oftalmológico no interior do Amazonas

    Do porto de Manaus, os agentes do Ipaam levaram o filhote para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

    No local, uma equipe de biólogos realizou uma triagem no mamífero, que pesa 14 quilos. Ele recebeu tratamento nos ferimentos, alimentação e será incluído no Programa de Reintrodução de Peixes-Bois da Amazônia, desenvolvido pelo Inpa desde 2008, para ser reinserido ao habitat natural quando chegar à fase adulta.

    Resgate de animais silvestres

    O Ipaam já realizou até maio deste ano o resgate de mais de 270 animais silvestres, entre os mais resgatados estão jacarés, jiboias e preguiças. O gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, explicou para a equipe do Em Tempo que o resgate funciona de segunda a domingo, em horário comercial e pode ser acionado pelo número (92) 2123-6774.

    "Vale lembrar que o Ipaam realiza o resgate e caso o animal não esteja ferido, ele é devolvido ao seu habitat natural, que precisa ser nas proximidades de onde ele foi encontrado. Se ele estiver com ferimentos, é levado para os CETAS do Ibama, que são os Centros de Triagem de Animais Silvestres", explicou Marcelo.

    Leia mais: 

    30º Festival Folclórico da Vila da Prata começa nesta sexta  

    Os destaques de Manaus na coluna de Fernando Coelho Jr  

    Rodoviários prometem liberar apenas 30% dos ônibus nesta segunda (4)