Fonte: OpenWeather

    Concurso


    Veja detalhes sobre concurso de arte para campanha do Sauim-de-Manaus

    Arte publicitária para APA do sauim-de-coleira será premiada com R$10 mil. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma vez

    Manaus - O edital do concurso para escolha do nome e identidade visual da campanha publicitária do sauim-de-Manaus foi publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O animal, considerado símbolo da capital amazonense e que está criticamente ameaçado de extinção, foi escolhido como personagem para a disputa que receberá inscrições até 19 de julho. 

    As inscrições para o concurso são gratuitas e devem ser realizadas em versão impressa entregue na Semmas, localizada na rua Rubidio, 288, Vila da Prata. Os documentos devem ser direcionados à Diretoria de Administração e Finanças (Daf/Semmas).

    Leia também: Semana do Meio Ambiente começa com criação da APA Saium-de-Manaus

    O mascote Sauim-de-Manaus será utilizado em variadas peças e meios de comunicação, tais como papelaria, peças impressas em geral, outdoors, banners, páginas da internet, revistas, vídeos, entre outros.

    Neste edital podem se inscrever pessoas físicas e pessoas jurídicas e cada um poderá se inscrever apenas uma vez.

    A avaliação das propostas será avaliado por uma Comissão de Seleção. As propostas deverão obedecer os seguintes quesitos técnicos: clareza de comunicação; conceito; originalidade; comunicabilidade da proposta; e qualidade estética.

    O decreto criando a nova APA Sauim-de-Manaus foi assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu
    O decreto criando a nova APA Sauim-de-Manaus foi assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu | Foto: Divulgação

    O concurso tem o intuito de incentivar ações voltadas à educação ambiental e à conscientização quanto a necessidade de preservação do sauim-de-Manaus.

    O concurso para a escolha do nome e da identidade visual do Sauim-de-Manaus é parte das recomendações feitas pelo Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA), celebrado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal (MPF-AM), por meio da Procuradoria da República no Amazonas.

    APA

    Manaus ganhou no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma nova Área de Proteção Ambiental (APA), dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira, ou sauim-de-Manaus, único calitriquídeo (macacos de pequeno porte) da região, cuja distribuição se estende a leste, chegando até a cidade de Itacoatiara, e a aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Manaus.

    O decreto criando a nova APA Sauim-de-Manaus foi assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em solenidade realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, no início da tarde de hoje.

    O procurador Leonardo Galiano, do MPF, explicou que a questão da APA vem desde 2009. "Quem acabava sendo prejudicado com isso era a população e o meio ambiente. E a população, obviamente, espera do MPF a resolução dos problemas", afirmou.

    O mascote Sauim-de-Manaus escolhido será utilizado em variadas peças e meios de comunicação
    O mascote Sauim-de-Manaus escolhido será utilizado em variadas peças e meios de comunicação | Foto: Ione Moreno - Em tempo

    Galiano ainda ressaltou que é benéfico participar do processo de aprendizado, tendo oportunidade de contato com os órgãos ambientais e, principalmente, enfrentar o problema ambiental.

    "A Prefeitura de Manaus está de parabéns pela criação da APA, porque quando se trabalha com outros órgãos, há benefícios para a população. A APA é só a primeira fase de um longo projeto para a preservação do sauim-de-coleira, e o MPF estará sempre à disposição para colaborar nessa parte", ressaltou.

    Leia mais: 

    Concurso premiará com R$10 mil arte para campanha do sauim-de-Manaus

    Comunidades isoladas caçam indiscriminadamente para sobreviver no AM 

     Ipaam recebe filhote de peixe-boi resgatado em reserva de Tefé