Fonte: OpenWeather

    Caminhada ecológica


    Caminhada marca início de campanha de combate às queimadas em Manaus

    Iniciativa tem como objetivo chamar atenção para problema das queimadas e malefícios

    Caminhada ecológica pelas trilhas do Mindu terá início às 7h30 | Foto: Ione Moreno

    Manaus – Uma caminhada ecológica marcará o lançamento da Campanha de Combate às Queimadas 2018. Lançada pela Prefeitura de Manaus no próximo sábado (28), a caminhada ecológica de dois quilômetros será realizada no Parque Municipal do Mindu, na Zona Centro-Sul de Manaus.

    A caminhada vai seguir por dois quilômetros pelas trilhas da unidade de conservação e terá início às 7h30. A participação é livre para a população.

    A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o problema das queimadas e os malefícios causados ao meio ambiente, além de deflagrar oficialmente o início das ações de controle e sensibilização ambiental, desenvolvidas neste período pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) voltadas para o tema.

    Com o período de verão amazônico, o problema das queimadas se intensifica, exigindo uma ação mais efetiva de controle por parte do poder público, como explica o secretário da Semmas, Antônio Nelson Oliveira Júnior.

    “O objetivo da campanha é desencadear um mutirão de ações de fiscalização e educação ambiental especificamente com o propósito de atender as demandas existentes na secretaria, e a corrida é uma forma simbólica de darmos início a esse trabalho”, comentou.

    Leia também: No Amazonas, projeto de lei proíbe uso de canudo plástico no comércio

    O trajeto terá dois quilômetros de extensão, seja caminhando ou correndo. Os participantes poderão levar para casa mudas de espécies frutíferas e ornamentais, que estarão sendo distribuídas no local.

    O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, informa que a concentração terá início às 7h30, com uma atividade de aquecimento, e a largada às 7h45. “Todo o percurso estará sinalizado e contará com a presença de agentes ambientais voluntários da Semmas e do grupo de idosos Agita Mindu, o que permitirá a participação de todos com segurança. O trajeto é relativamente pequeno, com subidas e descidas, num ambiente natural”, afirmou Araújo.

    Ainda conforme Raimundo Araújo, os participantes devem usar tênis, roupas leves e portar sua garrafinha para água, evitando o uso de descartáveis.

    A corrida será o início para atividades de sensibilização que serão desenvolvidas em logradouros públicos e encontros comunitários. As ações acontecerão na Bola do Produtor, shoppings populares, cruzamentos, praças, entre outros locais, sempre às quintas-feiras, até o final do mês de outubro. Serão distribuídos materiais de divulgação da campanha e mudas frutíferas e ornamentais.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Transporte irregular de combustível causa incêndios em embarcações

    CNH digital tem baixa adesão no Amazonas

    Idosos recebem serviços e atendimentos no Shopping Grande Circular