Pescado

Cientista descobre característica única no pirarucu

Entre as descobertas, observou-se que o peixe muda sua diversidade genética de acordo com a região em que habita

A pesquisa mostrou que mais de 400 proteínas são secretadas pelo peixe nativo brasileiro | Foto: Divulgação

O maior peixe de escamas que vive em água doce do planeta, o pirarucu, originário das bacias amazônicas, sempre despertou interesse e curiosidade, principalmente em estudiosos. Recentemente o pescado esteve mais uma vez em destaque  após uma  descoberta envolvendo o gigante da água doce.

O cientista brasileiro e pesquisador da Embrapa Pesca e Arquitucultura (To),   Lucas Simon Torati,  descobriu que o pirarucu adulto secreta pela cabeça prováveis feromônios, além de proteínas e peptídeos.

A pesquisa mostrou que mais de 400 proteínas são secretadas pelo peixe nativo brasileiro. A descoberta pode ser vista na revista Científica Plos One.