Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Diretor responsável pelo Enem morre de Covid-19

    Por causa do aumento de casos da doença, estudantes tentam adiar a prova marcada para domingo

     

    Souza coordenou equipes envolvidas Enem e Encceja
    Souza coordenou equipes envolvidas Enem e Encceja | Foto: Divulgação

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica. O diretor faleceu na tarde desta segunda-feira (11.jan) em Curitiba (PR) por complicações da Covid-19. 

    Em nota, a autarquia do MEC agradeceu o trabalho e dedicação de Carlos Roberto "Seu nome estará registrado na história do Inep".

    Souza coordenou equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos(Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros.

    O projeto que o diretor se dedicava nos últimos meses era o Enem digital - que será testado pela 1º vez, em um pequeno grupo de inscritos, em 2021.

    Estudantes pressionam para que o exame deste ano seja novamente adiado, mas o governo resiste. A prova está mantida para o próximo domingo (17.jan).

    Uma ação movida na Justiça por organizações estudantis e institutos da área de educação na última sexta (7.jan) e uma carta de mais de 45 associações ligadas a ciência questionam a segurança sanitária para a realização do Enem 2020 em face da alta de casos de Covid no país.

    A Defensoria Pública da União fez o pedido junto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

    *Com informações do site SBT News

    Leia mais 

    Reitor do IFAM, Antônio Venâncio, morre por complicações da Covid-19

    Ex-prefeito de Careiro da Várzea, Ramiro Gonçalves, morre de Covid-19