Fonte: OpenWeather

    Encontro


    Brasil elogia cúpula entre Trump e Kim Jong-un em direção à paz

    O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, reiterou a confiança no diálogo e na diplomacia

    Brasília - O governo brasileiro elogiou na terça-feira (12) a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ao dizer que o encontro representa um caminho em direção à paz. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, reiterou a confiança no diálogo e na diplomacia.

    “Os dois dirigentes assumiram, em declaração conjunta, o compromisso de unir esforços para construir um regime de paz duradouro e robusto na Península Coreana”, diz a nota.

    Leia também: Após reunião com Kim, Trump diz que sanções seguem valendo

    A cúpula desta terça-feira foi a primeira entre um norte-americano e norte-coreano depois de quase 70 anos de tensão por causa da Guerra da Coreia (1950-1953), incluindo várias negociações frustradas sobre o chamado processo de desnuclearização norte-coreano.

    A nota do Itamaraty destaca ainda a esperança de continuidade das negociações: “o Brasil saúda a disposição das partes de buscar entendimento por meio do diálogo e da diplomacia e reitera, nesse contexto, seu apoio ao processo negociador iniciado em Cingapura, fazendo votos de que este possa continuar evoluindo positivamente, de forma a contribuir para a paz e a segurança internacionais.”

    Leia mais: 

    Morre o ator de 'Modern Family' e 'iCarly', Jackson Odell

    Papa aceita renúncia de bispos chilenos suspeitos de pedofilia