Fonte: OpenWeather

    Cotidiano


    Confronto entre traficantes e polícia deixa dezenas de mortos no México

    egundo funcionários da polícia local, que falaram sob condição de anonimato, 37 civis e dois policiais foram mortos - foto: reprodução
    Segundo funcionários da polícia local, que falaram sob condição de anonimato, 37 civis e dois policiais foram mortos - foto: reprodução

    Pelo menos 39 pessoas foram mortas nesta sexta-feira (22) na cidade de Tanhuato, no Estado de Michoacán (México), durante confrontos entre uma gangue de traficantes e a polícia.

    Segundo funcionários da polícia local, que falaram sob condição de anonimato, 37 civis e dois policiais foram mortos.

    O confronto em Michoacán, Estado vizinho ao de Jalisco, foi entre policiais e supostos membros do cartel Jalisco Nova Geração, que se tornou uma grande dor de cabeça para o presidente Enrique Peña Nieto neste ano.

    Um dos principais motores da economia mexicana, Jalisco é a base do cartel de drogas, que já matou pelo menos 20 policiais desde março.

    No dia 1º deste mês, o grupo derrubou um helicóptero do Exército no Estado, matando os seis militares a bordo.

    Em uma série de atentados realizados naquele dia, a quadrilha atacou veículos, bancos e pôs fogo em postos de gasolina no entorno de Guadalajara, capital de Jalisco.

    As mortes vão aumentar a pressão sobre Peña Nieto para que cumpra a promessa de trazer estabilidade para o México, feita por ele ao assumir o cargo, em dezembro de 2012.

    Desde o início de 2007, mais de 100 mil pessoas morreram devido a confrontos entre gangues de drogas e forças de segurança no país.

    Por Folha Press

    Mais lidas

    1. Número de mortos de atentado duplo na Somália chega a 300

    2. Temer condena ataque terrorista na Somália

    3. Incêndios voltam a atingir Portugal e Espanha e deixam 36 mortos

    4. Trump é intimado a mostrar documentos sobre acusação de assédio sexual

    5. Papa Francisco anuncia sínodo dedicado à Amazônia