Fonte: OpenWeather

    Cotidiano


    Irã e potências estendem mais uma vez prazo para acordo nuclear

    Em meio a impasses, o Irã e seis grandes potências decidiram estender mais uma vez as negociações sobre o programa nuclear da república islâmica. O prazo – já estendido – para um acordo definitivo terminaria nesta terça-feira (7).

    "Estamos continuando as negociações pelos próximos dias. Isso não significa que estamos estendendo nosso prazo", disse nesta terça a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini.

    "Estamos interpretando de uma maneira flexível o nosso prazo, o que significa que estamos usando o tempo, os dias que ainda precisamos, para finalizar o acordo."

    As delegações de diplomatas devem prosseguir com as negociações nucleares em Viena, na Áustria, até sexta-feira (10).

    O acordo discutido entre Irã, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos tem o objetivo de frear o trabalho nuclear de Teerã por uma década ou mais, em troca de alívio nas sanções sobre a exportação do petróleo iraniano, que prejudicaram a economia.

    Para assinar um acordo final, o Irã exigiu das potências o fim do embargo de armas colocado pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país devido a seu programa de construção de mísseis balísticos.

    Por outro lado, as seis potências não pretendem ceder. Teme-se que, com as armas e os mísseis, o Irã se torne uma ameaça a seus vizinhos e a Israel.

    Os negociadores perderam o prazo inicial de 30 de junho para um acordo final sobre a questão e haviam anunciado a extensão das negociações pata até esta terça.

    Por Folhapress