Fonte: OpenWeather

    Cotidiano


    Mudança climática é o maior temor da população mundial, diz pesquisa

    A mudança climática é a principal preocupação da população mundial, mostra pesquisa do instituto Pew. Cidadãos em 19 dos 40 países consultados apontaram o tema como sendo a maior ameaça do planeta, especialmente na América Latina, onde 61% dos habitantes se disseram muito temerosos do futuro ambiental da Terra.

    Em alguns países no hemisfério norte, porém, o programa nuclear do Irã é visto com muito temor, sobretudo em Israel, onde é tido como a principal preocupação da população.

    Nesta terça-feira (14), o Irã e potências globais anunciaram acordo que põe fim às sanções econômicas em troca do compromisso iraniano de limitar o seu programa nuclear.

    Nos EUA, 62% dos cidadãos apontaram o tema como "muito preocupante". Mas ainda mais gente, 68%, está assustada com a ameaça da facção terrorista Estado islâmico.

    Na Europa (70%) e no Canadá (58%), o EI também representa o maior temor do público, segundo a pesquisa. No Líbano, 84% da população tem a milícia no topo de suas preocupações. O instituto Pew ouviu 45.435 pessoas em 40 países entre 25 de março e 27 de maio de 2015.

    ECONOMIA

    A instabilidade econômica mundial é a segunda maior preocupação para metade das pessoas consultadas na pesquisa. Em cinco países, é a principal ameaça. Na Rússia, 43% se dizem muito temerosos com a economia.

    Tensões na Rússia e na China com seus vizinhos são temores restritos às esferas locais. Na média mundial, o temor afeta 24% da população. Mas na Ucrânia, afeta 62% e na Polônia, 44%.

    A disputa territorial da China e vizinhos preocupa 60% dos vietnamitas e 56% dos filipinos. Ameaças de ataques cibernéticos não figuram como preocupações, apenas causam ansiedade em países como os EUA (59%) e na Coreia do Sul (55%).

    Por Folhapress