Fonte: OpenWeather

    Cotidiano


    Segundo turno das eleições presidenciais no Haiti deve ocorrer em outubro

    O presidente do Haiti em exercício, Jocelerme Privert, disse hoje (26) que o segundo turno das eleições presidenciais será em outubro, depois de sucessivos adiamentos, o último deles ocorrido nesse domingo (24).

    “Temos de ser realistas, por muitas razões, as eleições são importantes, mas temos de criar confiança no processo, é por isso que a comissão de verificação é vital”, declarou, em entrevista domingo, quando estava previsto o segundo turno.

    Para Privert, uma das questões prévias necessárias à realização das eleições é rever os resultados do primeiro turno, em outubro do ano passado, que apontavam Jovenel Moise como o candidato mais votado. Houve denúncias de fraude por parte da oposição.

    Ontem, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon mostrou-se preocupado com os adiamentos sucessivos do segundo turno no Haiti, sem a fixação de nova data.

    Em comunicado, Ban Ki-moon afirmou que viu com “profunda preocupação que a data de 24 de abril não foi respeitada e que nenhum calendário alternativo foi anunciado”.

    Por Agência Brasil