Racismo


Disney emite “alerta de racismo” em clássicos como Peter Pan e Dumbo

Mensagem acrescenta que, em vez de remover o conteúdo, "queremos reconhecer seu impacto prejudicial"

A mensagem acrescenta que, em vez de remover o conteúdo, “queremos reconhecer seu impacto prejudicial | Foto: Divulgação

A Disney atualizou e reforçou o aviso, em vigor desde o ano passado, que sinaliza conteúdo racista em seus filmes clássicos. Quando assistidos na plataforma de streaming Disney+, filmes como “Dumbo”, “Peter Pan” e “Mogli: O Menino Lobo” emitem um alerta sobre esteriótipos que aparecem ao longo do filme.

“Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas”, mostra o aviso. “Esses estereótipos já eram errados na época e continuam errados agora.”

A mensagem acrescenta que, em vez de remover o conteúdo, “queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo”.

Outros filmes que trazem o alerta são “Aristogatas“, que mostra um gato de “cara amarela” tocando piano, “Peter Pan“, onde nativos americanos são mostrados com “peles vermelhas” e “O Vagabundo e a Dama“, que traz várias formas de racismo e estereótipos culturais.

A empresa já havia adicionou um alerta sobre racismo em novembro de 2019, no entanto, era muito mais breve do que é mostrado agora. “Este programa é apresentado como foi originalmente criado. Ele pode conter representações culturais desatualizadas.”

Alguns filmes, como Song of the South (“A Canção do Sul”), não estão disponíveis na plataforma Disney+ por possuírem conteúdo racista.