Fonte: OpenWeather

    Agenda Cultural


    ‘Agenda Virtual’ apresenta programação da semana em Manaus

    Projetos da agenda foram contemplados no edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc

     

    Dori Carvalho será um dos convidados
    Dori Carvalho será um dos convidados | Foto: Divulgação

    A programação da semana na “Agenda Virtual”, do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), vai ser marcada por oficinas de dança improvisação e contação de histórias tradicionais, além de lançamento de livro, declamação de poesias e encontro de Hip Hop em formato de live, com os projetos contemplados no edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

    Entre os destaques está o “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”, que apresenta uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades gratuitas acontecem de terça a sexta-feira (06 a 09/04), às 14h, com Sofia Sahakian, atriz, bailarina e preparadora corporal.

    Os links para o bate-papo estão disponíveis nas redes sociais: Facebook (facebook.com/pitiutextual), Instagram (instagram.com/pitiu_textual) e Twitter (twitter.com/pitiutextual).

    De terça a sexta-feira (06 a 09/04), das 14h às 19h, o público também pode conferir o projeto "Contando histórias, revelando tradições", uma oficina de contação de histórias a partir de narrativas pessoais, ancestrais, familiares, tradicionais incorporando elementos do teatro de formas animadas, como objetos, bonecos, máscaras, e instrumentos musicais.

    No comando dos encontros, realizados por meio do Google Meet e Youtube, estão confirmados Vanessa Benites Bordin, atriz, diretora, bufona, contadora de histórias e professora-pesquisadora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Francinete Lira, atriz, diretora, contadora de histórias e professora de Teatro; e Leandro Lopes, ator, performer, contador de histórias e professor de Teatro. Os links vão ser disponibilizados pelo Portal de Artes Cênicas www.mever.com.br e pelo Instagram (@vanbordin).

    Poesia 

    Na quinta-feira (8), às 18h, a pedida fica por conta do “Poesia Solta na Rua”, que apresenta a primeira live, no Facebook (https://www.facebook.com/ivan.deoliveiraii.9/), com os convidados Sálvia Haddad e Dori Carvalho e apresentação do radialista Ivan Oliveira.

    O encontro on-line, que vai fazer uma homenagem aos poetas Alcides Werk e Jorge Tufic, traz ainda a participação dos cantores Zeca Torres e Cileno. O projeto se estende até 29 de abril, sempre às quintas-feiras.

    No sábado (10/04), às 9h, acontece o lançamento do livro “Yandé Anga: Contos do Rio Negro”, direto da Galeria Amazônica, localizada no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.  

    Hip Hop 

    Já no sábado e domingo (10 e 11/04) tem Encontro de Hip Hop no Norte, a partir das 10h, com workshops, batalhas, shows, bate-papos e mostra virtual no Instagram (@Eh2Norte). O evento virtual tem confirmados para os workshops de dança nomes como Let Garcia, Israel Alves, Gui Negão, Geffiter Garcia e Tonton Santos.

    Agenda Virtual 

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferece uma agenda virtual para divulgar projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, como os prêmios Feliciano Lana e Encontro das Artes, e também de editais da Prefeitura de Manaus.

    Para cadastrar o evento, basta acessar o link (http://bit.ly/aldirblancagenda) e preencher as informações no formulário. Em seguida, o evento será disponibilizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também vai divulgar listas dos projetos contemplados para o público nas redes sociais.

    Com informações da assessoria

    Leia mais 

    Veja quatro lendas da Amazônia que persistem no imaginário da região

    Egito faz 'desfile' de 22 múmias famosas para atrair turistas; assista

    Casarão de Ideias completa 11 anos de contribuição na cultura do AM