Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Circo e Disney exploram a imaginação como tema no Festival Folclórico do Amazonas                   

    As fantasias devem lembrar também outras figuras clássicas do circo, como o leão, o acrobata, o malabarista e o mágico - foto: divulgação
    As fantasias devem lembrar também outras figuras clássicas do circo, como o leão, o acrobata, o malabarista e o mágico - foto: divulgação

    Quem for conferir as apresentações do 59º Festival Folclórico do Amazonas na noite desta sexta-feira (24) vai encontrar uma boa opção para se divertir em família. O evento conta com quadrilhas e danças nordestinas na programação dessa sexta. As crianças, principalmente, irão se empolgar com dois dos temas escolhidos para a noite: o circo e o mundo encantado da Disney.

    O universo circense dá o tom da apresentação da quadrilha cômica Fofas Sim, Bibas Não, do bairro Petrópolis, zona Sul da cidade, que se apresenta às 22h15. “Nosso objetivo é relembrar o circo de antigamente e trazer a figura do palhaço para a arena como um personagem essencial desse universo”, destacou o representante do grupo, Denny Stanley.

    As fantasias devem lembrar também outras figuras clássicas do circo, como o leão, o acrobata, o malabarista e o mágico. No repertório, músicas da Xuxa dão o tom divertido da apresentação e, durante a "dança do chocolate", o grupo vai até distribuir o doce na arena.

    Já a quadrilha tradicional Pimentinhas na Roça, da Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, promete manter as características típicas da dança, mas com um tom estilizado. Para isso, o tema do grupo este ano é “A Imaginação do Caipira no Mundo Encantado da Disney”.

    O público irá reconhecer nos brincantes referências a personagens já marcados na imaginação coletiva, como as princesas Cinderela, Rapunzel, Ariel, o herói Aladdin e os ratinhos Mickey e Minnie.

    “Levaremos um portal com um castelo para simbolizar este mundo encantado. Queremos explorar esse universo da imaginação ligado ao caipira, de forma diferenciada”, afirmou o representante José Ricardo dos Santos. A apresentação dos Pimentinhas na Roça acontece das 23h às 23h40.

    Mais folclore na arena

    Mais cedo, quem faz a abertura da noite é a Quadrilha Tradicional Nhô Chico Junino, às 20h. Além das quadrilhas, a dança nordestina Filhos de Lampião, do bairro Armando Mendes, também marca presença no evento, às 20h45. Quem encerra a noite são os grupos da modalidade quadrilha de duelo: Mosqueteiros na Roça, que se apresenta das 23h45 à 0h25, e Os Anjos do Faroeste, das 0h30 à 1h10.

    Essa é a última noite de apresentações da categoria Prata do Festival Folclórico, coordenada pela Manauscult. No sábado (25) e no domingo (26) o evento encerra sua programação com a mostra folclórica não-competitiva, também coordenada pela Prefeitura de Manaus. A apuração da competição da categoria Prata será feita após o encerramento do festival, e os primeiros colocados em cada modalidade passam a disputar entre os grupos da categoria Ouro no próximo ano, sob coordenação da SEC.

    Programação

    20h às 20h40 – Quadrilha Tradicional Nhô Chico Junino

    20h45 às 21h25 – Dança Nordestina Filhos de Lampião

    21h30 às 22h10 – Quadrilha Tradicional Explosão de Alegria

    22h15 às 22h55 – Quadrilha Cômica Fofas Sim, Bibas Não

    23h às 23h40 – Quadrilha Tradicional Pimentinhas na Rola

    23h45 à 0h25 – Quadrilha de Duelo Mosqueteiros na Roça

    0h30 à 1h10 – Quadrilha de Duelo Os Anjos do Faroeste

    Com informações da assessoria de comunicação

    Mais lidas

    1. Sete filmes para você chorar neste feriado

    2. You Tuber Felipe Neto anuncia turnê em Manaus

    3. Grafiteiro do Amazonas representa o Brasil em evento internacional

    4. Casarão de Ideias comercializa produtos exclusivos

    5. Para quem é fã de café e cultura: Sebo é inaugurado na zona Sul de Manaus