Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Exposição no Paço da Liberdade aguça curiosidade de visitantes sobre prédios históricos

    Durante o mês de outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas -foto: divulgação
    Durante o mês de outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas -foto: divulgação

    Em que lugar a foto foi registrada? Basta uma questão para que uma verdadeira avalanche de ideias passe a movimentar o pensamento de quem visita o Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus. Lembranças, curiosidades e a vontade de acertar os lugares onde foram feitas as 24 fotos selecionadas durante o concurso “Onde Passo?” são as principais características apontadas por quem já visitou a exposição de mesmo nome, que está no hall de entrada do Paço.

    A iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) reúne imagens de fotógrafos amadores e profissionais que aceitaram o desafio de registrar um novo olhar sobre o Centro Histórico da capital.

    Desde que iniciou, a exposição tem levado os frequentadores do Paço da Liberdade a, além de conhecerem a história do Museu, que já foi sede do Governo Municipal, a também participarem do processo de descoberta das fotos expostas. Cada um dos visitantes recebe um formulário, com espaços numerados e relacionados às imagens e passam a responder com os nomes dos locais onde foram registradas.

    A vontade de acertar acabou dando um significado diferente e divertido à visitação. “Este era o objetivo do concurso 'Onde Passo?': chamar a atenção e valorizar o nosso Centro Histórico. Desta maneira, os visitantes, principalmente, estudantes e turistas passam a conhecer mais sobre a cidade onde vivem”, afirma o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

    Durante o mês de Outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas. O sucesso foi alavancado pela programação cultural do “Passo a Paço” realizado nos dias 17 e 18 de outubro. A exposição “Onde Passo” fica em cartaz até o dia 17 de novembro.

    Os 100 primeiros visitantes que acertarem os lugares onde as 24 fotos foram registradas vão ganhar uma caixa com os postais produzidos a partir das imagens da exposição. “A ansiedade dos estudantes e turistas é tão grande que alguns passam horas tentando acertar as fotos. A promoção da Manauscult acabou transformando o desafio em brincadeira e gerando um jeito fantástico de promover Educação Patrimonial”, afirmou Leonardo Novelino, mestre em Administração de Artes do Patrimônio Histórico e atual administrador do Museu da Cidade.

    Novo Olhar

    O 1º Concurso Fotográfico “Onde Passo?” foi lançado no dia 19 de agosto com inscrições abertas até o dia 2 de outubro e fez parte das comemorações dos 346 anos de Manaus. Os registros confirmaram o talento dos fotógrafos locais que apresentaram material diverso e inovador. “Nós temos a convicção de que o concurso cumpriu seu papel artístico cultural, além de educador. O sucesso foi tão grande que agora a segunda parte do concurso está motivando a visitação ao Paço da Liberdade. Nosso pensamento agora é superar isso e trazer novidades para o concurso em 2016", afirmou o vice-presidente da Manauscult, José Augusto Pinto Cardoso.

    Com informações da assessoria de comunicação

    Mais lidas

    1. Sete filmes para você chorar neste feriado

    2. You Tuber Felipe Neto anuncia turnê em Manaus

    3. Grafiteiro do Amazonas representa o Brasil em evento internacional

    4. Casarão de Ideias comercializa produtos exclusivos

    5. Para quem é fã de café e cultura: Sebo é inaugurado na zona Sul de Manaus