Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Livro sobre ascensão e queda de Collor terá versão nos cinemas

    Collor

    O livro "Notícias do Planalto - A Imprensa e Fernando Collor" (Cia. das Letras), do jornalista Mario Sergio Conti (colunista da Folha de S.Paulo), terá uma versão cinematográfica em breve.

    Quem confirma é o próprio produtor da RT Features, Rodrigo Teixeira, que comprou os direitos da obra. Em sua conta no Instagram, Teixeira postou o título do livro com o comentário: "Em breve nos cinemas. RT 2016/2017".

    "A ideia é lançar o filme no começo do ano que vem", revelou depois o próprio Teixeira à reportagem.

    Em "Notícias do Planalto", Conti relata como viu boa parte da cobertura jornalística feita pelos grandes veículos na eleição que levou Fernando Collor à Presidência do país, em 1989. O livro traz bastidores de como foram feitas reportagens e como foram tratadas passagens importantes no período, como o famoso debate entre Collor e Lula no segundo turno.

    De acordo com Teixeira, ainda não está decidido sobre como serão usadas as imagens dos presidenciáveis, mas o filme deve recorrer a várias cenas reais de arquivos. "Mas o personagem principal são os jornalistas."

    O roteirista da versão cinematográfica será Angelo Defanti, que já tem uma pequena experiência em documentários sobre imprensa e política - dirigiu o longa "Meia Hora", sobre o popular tabloide carioca, e o curta "Um Dia", que acompanhava o cotidiano do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL.

    "Sempre tive vontade de produzir algo no universo jornalístico", diz Teixeira, citando filmes como "Todos os Homens do Presidente", "O Informante" e "Cidadão Kane" - curiosamente, o último vencedor do Oscar também aborda uma investigação jornalística, "Spotlight - Segredos Revelados".

    Por Folhapress