Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Dia Mundial da Leitura: conheça cinco sites para ler e ouvir livros de graça

    Com toda a correria da modernidade, manter esse hábito tem se tornado cada vez mais difícil - foto: divulgação
    Com toda a correria da modernidade, manter esse hábito tem se tornado cada vez mais difícil - foto: divulgação

    Todos os anos, celebra-se em 23 de abril o Dia Mundial da Leitura, que este ano também marca o 400º aniversário da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Com toda a correria da modernidade, manter esse hábito tem se tornado cada vez mais difícil.

    Há quem não abra mão do bom e velho livro, com seus diversos tipos de encadernação, com cheirinho de novo ou velho, com a textura das folhas passando pelas mãos.

    Por outro lado, as obras digitais também têm seus adeptos. Há quem prefira a praticidade de poder carregar vários livros em um único aparelho, como tablet ou leitor específico de e-books - como os livros digitais são chamados. Para estes adeptos às novas ferramentas, as bibliotecas virtuais são uma opção para encontrar livros de qualidade, e o melhor: muitos deles gratuitos.

    Confira alguns desses sites e entregue-se a mais uma história:

    Biblioteca Nacional Digital - Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais. Oferece um rico acervo para download e consulta.

    Biblioteca Virtual de Literatura - Obras completas da literatura brasileira para serem lidas na própria página.

    Portal Domínio Público - Disponibiliza amplo acesso a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

    Projeto Releituras - Divulgação dos melhores textos de escritores nacionais e internacionais. Resumos biográficos e bibliográficos de escritores brasileiros.

    Universidade Falada - Para quem tem dificuldade de leitura, este site oferece diversos clássicos em forma de audiolivros. Tudo gratuito.

    Por Agência Brasil