Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Alvorada Encarnada leva mais de oito mil pessoas às ruas de Parintins

    O principal evento do boi Garantido começou às 22h com a festa de lançamento do CD ‘Celebração’, com as toadas que serão executadas no bumbódromo - foto: divulgação
    A ‘Alvorada vermelha’ chegou à praça da Catedral, por volta das 6h da manhã - foto: divulgação

    Fazendo o que mestre Lindolfo Monteverde mandou, o boi-bumbá Garantido avermelhou a cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na noite deste sábado (30), com a sua tradicional ‘Alvorada vermelha e branca’ anunciando o inicio da temporada bovina na Baixa de São José. A Polícia Militar (PM) estimou que mais de oito mil pessoas participaram da festa.

    O principal evento do boi Garantido começou às 22h com a festa de lançamento do CD ‘Celebração’, com as toadas que serão executadas no bumbódromo.

    Desde cedo o movimento na Cidade Garantido era intenso. Por volta das 17h, o trânsito passou a ser controlado por homens da Empresa Municipal de Trânsito devido o fluxo intenso na estrada Odovaldo Novo, que passa em frente ao curral do boi palco do espetáculo de luz, cor e vibração que foi o lançamento do CD do bumbá.

    A ‘Alvorada vermelha’ chegou à praça da Catedral, por volta das 6h da manhã. O pároco da catedral, padre Ruy Canto, numa demonstração de apoio à festa cultural, transferiu a missa do horário para as 8h.

    Para o vice-presidente do boi, o advogado Fábio Cardoso, essa foi uma das maiores festas já registradas a partir da mudança do boi do curralzinho para Cidade Garantido.

    “Foram quatro grandes eventos, tivemos o bingão, o ensaio técnico na sexta e no sábado o lançamento do CD e em seguida alvorada do boi e em todos pudemos contar com a expressiva participação dos nossos sócios, torcedores, simpatizantes, pessoas que vieram de longe para vivenciar conosco esses momentos especiais”, afirmou.

    A festa de lançamento do CD foi comanda pelo apresentador oficial do boi, Israel Paulain, que dividiu o palco com o Levantador de Toadas, Sebastião Júnior, e outros itens presentes na festa.

    Walson Júnior, parintinense radicado em Manaus, todo ano vem para a alvorada do Garantido. “O que vimos na madrugada de domingo é indescritível, a cidade avermelhou”.

    O presidente do boi Garantido, Adelson Albuquerque, coordenou todas as atividades do boi no fim de semana. Ele agradeceu aos artistas, às equipes envolvidas e, sobretudo ao sócio e torcedores do boi.

    “Foram momentos de grande emoção que nós devemos a esse sentimento vermelho e branco e agora vamos à vitória”, disse.

    Ontem à noite aconteceu o primeiro ensaio oficial do Garantido realizado no arraial de São José Operário. “Essa é nossa tradição, foi mestre Lindolfo que nos legou essa história”, disse Tadeu Garcia, compositor do boi.

    Por Tadeu de Souza

    Mais lidas

    1. Reality show musical da TV EmTempo estreia neste sábado e já tem semifinalista

    2. Tropicália 50 anos: A história do movimento que marcou a cultura nacional

    3. Centro de Manaus está repleto de opções de lazer

    4. 'Circo na Praça' segue com apresentações no Parque dos Bilhares e Viver Melhor

    5. Novos Talentos: Inscrições Abertas para a 37ª edição do Sesc