Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Fotógrafa amazonense é destaque em revista nacional ao retratar bebês com temática amazônica

    O projeto visa divulgar a cultura amazônica - Foto: Juliana Cavalcante

    A fotógrafa amazonense Juliana Cavalcante teve suas fotos reconhecidas mundialmente, por meio da revista FHOX, de São Paulo, considerada a maior revista fotográfica do País. O trabalho da amazonense que retrata um bebê em uma canoa, no Encontro das Águas, foi capa da edição 188, última edição da publicação e fez muito sucesso, pela temática apresentada.

    " A foto publicada na FHOX chamou atenção do público internacional, por conta da criatividade e originalidade. Não  foi uma foto simulada, mas criada em cada detalhe, mostrando um dos pontos turístico da cidade" diz Juliana Cavalcante.


    Foto de capa da revista Fhox - Foto: Juliana Cavalcante/Fazfoto

    Estilo Newborn

    Você já viu por aí fotografias fofas de bebês fofos? Juliana trabalha há oito meses com esse segmento, ou seja, fotos no estilo newborn (retratos de bebês recém-nascidos). As crianças retratadas geralmente contam com quatro a 15 dias de vida e são fotografadas quando estão dormindo. De acordo com a profissional, ela foi a primeira profissional do Amazonas a adotar o newborn como tema de trabalho. Com inspiração em trabalhos desenvolvidos nos Estados Unidos, a fotógrafa decidiu introduzir a temática amazônica em seu trabalho, trazendo elementos como água, folclore, fauna e flora da região.

    Para divulgação da técnica, Juliana desenvolve oficinas para ensinar amantes da fotografia a fotografar bebês, usando a teoria das cores, com elementos regionais.

    Leia também: Exposição de fotografia mostra recém-nascidos em temática amazônica

    Cultura amazônica

    Sobre o fato de se inspirar na cultura amazônica como inovação do trabalho, Juliana explica que foi uma das formas que encontrou de mostrar a cultura da região, de uma forma interessante, sem cair em estereótipos. "O gasto para fazer o newborn é grande e eu não queria fazer nada que fosse igual ao de todo mundo. Seria desinteressante, então surgiu a ideia de mostrar os bebês em pontos históricos da cidade, com suas riquezas. É uma forma de inovar, sem gastar muito, usando apenas a criatividade", relata.

    A ideia deu certo. Após tomarem contato com o hobby da fotógrafa, muitas mães pediram para terem os filhos fotografados.

    "Comecei apenas com exposição normal com intuito de divulgar, mas a procura foi muito grande com várias pessoas querendo que eu fizesse o trabalho com os filhos. Fiquei surpresa pela quantidade", conta.

    Juliana pretende rodar o país para que mostrar o trabalho envolvendo cultura logal - Foto: Juliana Cavalcante

    A fotógrafa amazonense já expôs trabalhos no Studio 5 , Unimed, Aeroporto de Manaus e Shopping Garden, em Boa Vista. O objetivo agora é rodar o país para mostrar a cultura amazônica. Ela planeja ainda lançar um segundo projeto. Tirar fotos de bebês em cada estado, com o tema "filhos do Brasil".

    Para a vice-presidente da Associação Brasileira de Fotógrafo de Bebês Recém-Nascidos (ABFBRN), Daniela Margotto, em entrevista à Revista FHOX,  o segmento em torno de fotografias de bebês cresce a cada dia. "Desde o início, quando em 2012, os primeiros ensaios começaram a aparecer pelo País, a tendência só cresceu. Hoje a associação é referência para o País e imprensa".

    Portal EM TEMPO

    Leia mais:

    Exposições de arte e fotografia celebram 4 anos do Liceu Claudio Santoro em Parintins

    Mostra gratuita de fotografia homenageia mulheres em Manaus

    Workshop de fotografia acontece dia 27 de maio em Manaus