Fonte: OpenWeather

    NATAL SUSTENTÁVEL


    Decoração natalina sustentável é boa pedida para quem quer economizar nesse Natal

    Arquitetas dão dicas para fazer uma decoração diferente e ainda economizar

    Arquitetas dão dicas sustentáveis para decoração natalina econômica | Foto: reprodução internet
    Dicas vão também para pessoas que moram em apartamentos e casas pequenas sem muito espaço para árvores de Natal tradicionais
    Dicas vão também para pessoas que moram em apartamentos e casas pequenas sem muito espaço para árvores de Natal tradicionais | Foto: reprodução internet

    Já pensou em inovar esse ano e fazer aquela decoração natalina de forma sustentável e econômica? Sabe como? Alguns desses materiais que você vai precisar, já deve estar na sua casa. 

    As arquitetas Cleiciane Costa e Juliana Maranhão, que formam o escritório Arquitetável - Arquitetura Sustentável, que tem como uma de suas missões o uso de materiais sustentáveis e o reaproveitáveis -, dão as dicas para fazer uma decoração bem diferente e de forma mais econômica. 

    Leia também: papai noel chega nesta quarta feira no shopping sao jose

    Juliana lembra que muitas vezes, as pessoas têm um objeto como uma mesa ou um aparador que está meio obsoleto dentro de casa ou até mesmo, algumas sobras de materiais que restaram de uma reforma feita em casa. 

    "Podemos pegar aquela mesa de madeira e dar uma pintura ou trabalhar com o uso de textura nessa mesa, dando algum aspecto de nova e restaurada. E, dependendo do processo de restauro, a mesa fica pronta para a decoração da noite da ceia de Natal ou até mesmo para a ceia de ano novo", explica a arquiteta.

    E a árvore de Natal? Um dos símbolos principais dessa época do ano. Que tal inovar? Cleiciane Costa diz que até mesmo restos de ripas de madeira ou paletes podem se transformar em uma linda árvore de Natal. 

    "Você pode pegar essas ripas e colar na parede com uma cola própria, em forma de árvore de Natal. Depois pode enfeitar com pisca-pisca e outros adereços. Essa dica é muito boa para apartamentos e casas pequenas que não têm espaço suficiente para montar uma árvore de Natal de grande porte", alertou Cleiciane.

    Arquitetas especializadas em decoração de interiores chamam a atenção para materiais reaproveitáveis e econômicos
    Arquitetas especializadas em decoração de interiores chamam a atenção para materiais reaproveitáveis e econômicos | Foto: Divulgação

    Viu como as dicas são boas? Além de aproveitar os materiais recicláveis, as arquitetas chamam a atenção para a importância de escolher o pisca-pisca adequado.  

    "As pessoas precisam sempre buscar soluções sustentáveis. Por isso é importante escolher um pisca-pisca de LED para não gastar muito com energia elétrica que, nessa época do ano, sempre tem um aumento no consumo por conta das luzes de Natal", alerta Juliana Maranhão do Arquitetável. 

    Outros materiais também bastante utilizados na decoração natalina é a garrafa PET - campeã nas ornamentações. 

    "Nada pode ser descartado e tudo é reaproveitável. O importante é soltar a criatividade e manter a importância do cuidado com o ambiente em que vivemos. Conservar o nosso planeta deve ser a preocupação de todos nós!", enfatiza Cleiciane Costa.

    Leia mais: supermercados-estimam-crescimento-de-4-nas-vendas-para-o-natal

    homem e morto com tres facadas na compensa

    vendedores que atuam nos semaforos dividem opinioes dos motoristas de manaus