Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Fórum ‘Cor da Cultura’ recebe mais de 180 professores da Semed

    Professores assistiram à abertura do fórum - foto: Cleomir Santos/Semcom
    Professores assistiram à abertura do fórum - foto: Cleomir Santos/Semcom

    O 'Fórum A Cor da Cultura', realizado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi apreciada por 180 professores da rede municipal de ensino em sua abertura.

    O fórum é tido como a terceira etapa do projeto na rede de ensino e é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir).

    Segundo a coordenadora da Adversidade na Semed, Lídia Helena, o fórum tem como meta a valorização da cultura afro-brasileira e a Semed o cumprimento da responsabilidade jurídica na implementação da Lei 10.639/2003, que trouxe a obrigatoriedade do ensino histórico cultural africano e afro-brasileiro.

    “A nossa rede é precursora, desde 2003, de projetos voltados à temática, dentro de nossas escolas, onde nós temos uma estrutura ímpar, que nenhum outro Estado tem. A Semed luta pela prevenção, combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo. Nós temos como diretriz uma educação de qualidade, que visa o respeito às diferenças, ao outro, independentemente de qualquer diferença que exista entre as pessoas. As nossas escolas têm recebido formação para isso ao longo do ano”, comentou.

    A coordenadora do projeto disse, ainda, que a parceria com a Semed tem tido bons projetos com os alunos, que são na verdade os multiplicadores da temática na família, com amigos e na comunidade em geral.

    Com informações da assessoria.