Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Semmas intensifica ordenamento do uso da Praia do Tupé

    A RDS do Tupé é gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas – foto: divulgação
     
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) está intensificando o trabalho de ordenamento do uso da Praia do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, no baixo rio Negro, tendo em vista o aumento no número de embarcações registrado nesse período do ano, de cheia dos rios.
     
    Equipes das diretorias de áreas protegidas e fiscalização  da Semmas, com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, realizaram blitz de ordenamento na praia, ao longo de todo o dia, neste domingo ( 21), com a finalidade de orientar donos de embarcações e banhistas sobre as regras constantes do Regulamento de Uso da Praia, além de punir com multa quem insistir em desrespeitar as condicionantes exigidas para a permanência no local.
     
    A RDS do Tupé é gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas.
     
    Dois barcos-recreio de um total de 16 embarcações (12 lanchas e quatro de grande porte) que atracaram ao longo do dia no Tupé foram multados por descumprimento das regras do regulamento. O Lopes Alencar IV e o Amazônia de Deus foram autuados por poluição sonora.
     
    A multa, no valor de 251 UFMs, aproximadamente R$ 18 mil, foi aplicada a cada um dos responsáveis pelas embarcações.
     
    O uso de equipamento sonoro ou som ao vivo é terminantemente proibido na Praia do Tupé, onde não é permitido também atracar embarcações em área de praia fora do local determinado para esse fim.
     
    O regulamento determina ainda que a menos de 200 metros da praia e do Lago do Tupé, a  embarcação deve desligar o som.
     
    É proibido também jogar lixo no solo e nas águas, fazer uso de fogo, churrasqueira ou quaisquer outros equipamentos para fins de preparo de alimentos (no local já existem estabelecimentos para esse atendimento), além de portar armas de qualquer natureza ou instrumentos destinados ao corte de vegetação, caça ou pesca.