Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Batalhão Ambiental e Ipaam fiscalizam depósito de madeira, na Zona Leste

    No local, foram constatadas irregularidades, pois havia 13 metros cúbicos de madeira serrada de diversas espécies sem o DOF – foto: divulgação/BPamb
    No local, foram constatadas irregularidades, pois havia 13 metros cúbicos de madeira serrada de diversas espécies sem o DOF – foto: divulgação/BPamb

    Em prosseguimento da operação 'Comércio Verde', o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, juntamente com a equipe de Fiscalização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), inspecionou na manhã desta quarta-feira (3) um depósito de madeira que funcionava irregularmente na rua Santo Estevão, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus.

    A operação tem como objetivo identificar e fiscalizar empreendimentos comerciais potencialmente poluidores que estejam funcionando e/ou vendendo produtos e subprodutos de origem vegetal, assim como máquinas e equipamentos sem as devidas licenças, na capital e na região metropolitana.

    No local, foram constatadas irregularidades – pois havia 13 metros cúbicos de madeira serrada (espécies diversas) sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

    Na ocasião, foram lavrados dois Autos de Infração – um por manter em depósito o volume de 13 metros cúbicos de madeira serrada sem acobertamento do sistema DOF, e outro por manter em sistema DOF o saldo de 84 metros cúbicos de madeira serrada (caibro, tábua, viga, vigota e ripa) sem que tal volume exista fisicamente no pátio do depósito da empresa.

    Posteriormente, o gerente da madeireira foi conduzido até a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA) para que fossem tomadas as devidas providências junto ao órgão, pelo cometimento dos crimes previstos no art. 46 parágrafo único da lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

    Com informações da assessoria