Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Nível do rio Negro sem alterações há 24 horas

    Marcando a cota de 29,64m nesta terça-feira (22), o nível do rio Negro se manteve estável nas últimas 24 horas, conforme o encarregado do Serviço Hidrográfico do Porto de Manaus, Valderino Pereira da Silva. O fato pode significar que, nos próximos dias, o rio atinja a sua cato máxima de enchente e dê início ao período de repiquete.

    “O rio está parado, sem alteração desde ontem, mas, nesse momento, existem bastantes modificações e variações na enchente, então fica difícil dizer se estamos próximo ao período de repiquete”, comentou.

    Valderino explicou que, mesmo com o nível do rio parado, não existe nenhuma anormalidade, que o mesmo está agindo de acordo com a natureza e que possui variações constantes.

    “Geralmente não faço afirmações, mas vou dizer o que pode acontecer, já que há anos observo esse fenômeno da natureza. As variações são grandes, dificilmente o rio Negro vai atingir a cota de 2012, que foi de 29,97. O que devemos saber é que, com certeza, o rio está em seu período normal, e daqui a poucos dias vai atingir sua máxima da enchente e depois iniciar o repiquete”, esclareceu.

    A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que o nível chegue a 29,89 metros esse ano. O CPRM informou que o fim da cheia costuma ocorrer em meados de junho, e que o começo da vazante só poderá ser confirmado nos próximos dias.

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus