Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Defesa Civil de Manaus constrói ponte no Educandos

    As passarelas estão sendo construídas nos locais que devem ser atingidos pela água – foto: divulgação

    A Defesa Civil de Manaus começou nesta segunda-feira (06), a construção de uma passarela no beco São Francisco II, Educandos, na Zona Sul, para facilitar o acesso dos moradores e evitar o contato deles com a água que já começa a cobrir as ruas.

    Só no bairro Educandos já foram construídas, na semana passada, três passarelas nos becos São João I (60m), das Palhas seguindo até o beco São Francisco (68m) e beco São João II (70m).

    Moradora há 30 anos do beco São João II, a comerciante Irlanda Bandeira, conta que a subida do Rio esta lenta mas ainda assim os moradores temem por uma cheia recorde. De acordo com ela, o trabalho da Defesa Civil do Município tem ajudado. “ O trabalho tá ótimo, porque ninguém sabe até quanto vai encher” disse.

    O trabalho realizado pela Defesa Civil de Manaus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública que realiza a retirada do lixo acumulado debaixo das casas e no igarapé e também da Secretaria Municipal de Saúde com atendimento e orientação às famílias que moram nesses locais com risco de alagamento.

    Ainda não foi identificada nenhuma residência atingida pela água com a subida do Rio Negro, o trabalho de monitoramento esta sendo realizado para agilizar a ação preventiva.

    As passarelas estão sendo construídas nos locais que devem ser atingidos pela água, e levam em consideração o alerta Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de que o Rio Negro deve atingir o nível de 29 metros e 45 centímetros.

    De acordo com o subsecretário da Defesa Civil de Manaus, capitão Aníbal Gomes, o órgão começou o trabalho antes mesmo da água atingir a rua para garantir segurança à população.

    “Desde o primeiro alerta estamos trabalhando na construção das pontes junto com as secretarias parceiras. No bairro Educandos vamos construir aproximadamente 500 metros de pontes provisórias. A Semif também está nos ajudando construindo as pontes permanentes nessas áreas”, explicou.

    A Defesa Civil de Manaus começou o trabalho de construção das pontes no mês passado depois da divulgação do primeiro alerta de cheia. Além das passarelas do bairro Educandos, já foram construídas cinco pontes no bairro Glória, Zona Oeste de Manaus.