Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Faixa Azul se estenderá à Umberto Calderaro, Max Teixeira e Noel Nutels

    Projeto da Faixa Azul já atinge três pontos: Constantino Nery, Mário Ypiranga e Epaminondas -foto: divulgação
    Projeto da Faixa Azul já atinge três pontos: Constantino Nery, Mário Ypiranga e Epaminondas -foto: divulgação

    Três novas avenidas da cidade - Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), no trecho entre a Rua Belém, e a André Araújo, Zona Centro-Sul, Max Teixeira e Noel Nutels, Zona Norte - deverão receber, a partir de hoje, mais uma etapa da ampliação dos corredores exclusivos de transporte urbano.

    Neste primeiro período, o projeto da Faixa Azul deverá ser apenas para orientação dos motoristas. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai trabalhar na sinalização horizontal da Umberto Calderaro Filho na madrugada desta terça, na faixa à direita da via. No decorrer da semana, serão instaladas placas de sinalização com informações sobre a área restrita para circulação de ônibus.

    As avenidas Max Teixeira e Noel Nutels também começarão a receber sinalização vertical e horizontal até o Terminal 3 – Cidade Nova. “É um trecho enorme, que vai desafogar o trânsito para o transporte coletivo. Isso significa conforto para quem anda de ônibus, melhoria da perspectiva econômica das empresas, melhoria das condições de trabalho dos cobradores e motoristas”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

    Após finalizar a sinalização, os condutores terão 30 dias para se adaptar aos novos corredores. Somente depois desse período, a prefeitura anunciará como será realizada a fiscalização nessas vias.

    O objetivo da Prefeitura de Manaus em dar continuidade na implantação da faixa destinada ao transporte coletivo é reduzir o tempo de viagem e melhorar o desempenho da operação das linhas de ônibus. Desde o seu funcionamento, a eficiência das linhas da Faixa Azul tem inclusive atraído mais passageiros. Relatórios gerados pelo sistema de bilhetagem eletrônica indicam que houve um aumento de até 20% no número de passagens registradas diariamente de linhas que atendem a avenida Constantino Nery.

    De acordo com o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, outros corredores também deverão ganhar faixas destinadas aos ônibus. “Assim que forem concluídas as obras da plataforma e da passarela localizadas em frente ao conjunto Santos Dumont, a avenida Torquato Tapajós deverá receber a faixa azul também. Com isso as linhas que saem dos terminais da Zona Norte terão praticamente todo o itinerário em faixas destinadas aos ônibus e o ganho será muito grande”.

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus