Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Inicia neste sábado em Manaus a pré-campanha de prevenção ao câncer bucal

    Os homens são os mais atingidos com a doença - foto: Rodemarques Abreu
    Os homens são os mais atingidos com a doença - foto: Rodemarques Abreu

    As ações de pré-campanha da prevenção ao câncer bucal, da prefeitura de Manaus, vão começar neste sábado (17), quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas da rede municipal, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, estarão abertas, das 8h às 12h.

    A intenção é atender as pessoas interessadas em realizar o exame clínico para avaliação de lesões que possam indicar o câncer bucal. Também serão realizadas atividades educativas para prevenção à doença.

    O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a decisão de abrir as unidades de saúde em um sábado é uma forma de ampliar o acesso da população ao exame clínico para detecção do câncer bucal.

    “Dez UBSs da rede municipal já funcionam de forma rotineira aos sábados pela manhã fazendo o atendimento em saúde de forma geral. A mobilização deste sábado visa reforçar as ações de busca ativa por pacientes que possam apresentar alguma lesão suspeita na boca e que queiram ser examinados por um cirurgião-dentista”, destaca.

    O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e não têm tendência à cicatrização. Podem se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume (caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas). Se diagnosticado no começo e tratado de maneira adequada, há cura na maioria dos casos.

    As ações de prevenção continuarão a ser reforçadas na rede municipal de saúde até o dia 31 de outubro, com a realização de atividades educativas e a busca ativa de pacientes entre grupos de pessoas considerados prioritários, incluindo idosos, tabagistas, alcoólatras e pessoas com baixa imunidade, como portadores do vírus HIV ou com tuberculose.

    No período de 25 a 31 de outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda irá executar as ações da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal, data instituída pela Lei Nº 1.866, de 13 de maio de 2014.

    De acordo com a gerente de saúde bucal da Semsa, Nara Esquivel Santana, durante a campanha do ano passado foram realizadas 186 atividades educativas e 2.415 exames bucais.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus