Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Campanha alerta para a preservação do sauim

    campanha pela mobilização de preservação do sauim - foto: Ricardo Oliveira
    campanha pela mobilização de preservação do sauim - foto: Ricardo Oliveira

    A criação de novas áreas de conservação são a alternativa para ajudar o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) a sair da lista de animais ameaçados de extinção. Uma campanha de conscientização para preservar o primata será lançada na próxima terça-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul, que irá se integrar a uma petição virtual que pretende obter 100 mil assinaturas, a serem entregues aos governos federal e estadual, pedindo a criação de novas unidades de conservação.

    “Se novas áreas de conservação não forem criadas e o desmatamento desordenado da cidade de Manaus continuar a perda da espécie será inevitável”, alerta Maurício Noronha, coordenador da campanha.

    Ele explica que o manauense tem ignorado os efeitos de ter um animal como sauim extinto. Um exemplo citado por ele, é prestação de serviços, por parte do primata, como manutenção do clima e preservação dos mananciais hídricos, que essas áreas de conservação onde a espécie vive, oferecem à sociedade. “São serviços que as pessoas não conseguem ver à primeira vista e por isso o desmatamento continua sem ter o cuidado de preservar essas áreas verdes que são de fundamental importância para o clima e até produção de alimentos na região,” diz.

    A campanha pela mobilização de preservação do sauim também vai movimentar as mídias sociais, buscando construir e fortalecer a imagem do animal como um símbolo do Amazonas para que as pessoas busquem mais a proteção e preservação do primata.

    Por Joandres Xavier