Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Em Brasília, Arthur Neto trata de habitação e mobilidade com ministro das Cidades

    O encontro aconteceu no final da tarde, na sede do Ministério, e já estava previamente agendado pelas assessorias - foto: divulgação
    O encontro aconteceu no final da tarde, na sede do Ministério, e já estava previamente agendado pelas assessorias.


    (Brasília – DF) - O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve em Brasília nesta segunda-feira(22), cumprindo agenda no Ministério das Cidades, como chefe do Executivo Municipal. Ele foi recebido pelo ministro Bruno Araújo, que debateu com o prefeito pautas nas áreas de habitação e mobilidade urbana. O encontro aconteceu no final da tarde, na sede do Ministério, e já estava previamente agendado pelas assessorias.



    No encontro, ficou definido para o mês de setembro a entrega do conjunto Cidadão Manauara 1, no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte. São 784 apartamentos construídos com recursos da Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo federal, e que beneficiará pessoas de baixa renda. As famílias contempladas estão cadastradas no Programa Bolsa Família da Prefeitura e possuem no máximo R$ 1,8 mil de renda mensal.

    Dentro do projeto estão inclusas a construção de uma quadra poliesportiva, quadra de areia, parque para as crianças, academia ao ar livre e um espaço para a associação dos moradores, além da criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e cisterna para captação das águas pluviais. Os apartamentos começaram a ser construídos ainda em 2013, mas o prefeito já prevê uma próxima etapa.

    “Gostaríamos de ter entregado o quanto antes estas moradias, mas o governo federal estava com parcelas atrasadas na Caixa. Agora, já sanamos esta parte. O ministro estará em Manaus em setembro inaugurando esta etapa do Cidadão Manauara 1. É a demonstração de que estamos avançando no campo da moradia, que nunca fui prioridade dos governos municipais. Temos outros projetos na habitação, que com a ajuda do governo poderão sair do papel”, disse o prefeito.

    Bruno Araújo fez questão de lembrar que o governo federal retomará as negociações com Manaus para financiar projetos de mobilidade urbana. De acordo com o ministro, é de conhecimento público que muitas solicitações das cidades ficaram em segundo plano no governo passado, mas, segundo ele, agora os projetos começam a tomar nova forma.

    “O prefeito aceitou nosso convite para que pudéssemos voltar a discutir muitos pontos, que ao longo do governo afastado foram prometidos à sociedade, mas não tiveram o devido tratamento. Nós estamos retomando estes projetos para que possamos fornecer a Manaus avanços no transporte público. Discutimos dois dos mais importantes temas contemporâneos da vida pública”, assinalou o ministro depois do encontro.

    Deputados
    Arthur foi acompanhado dos deputados federais Arthur Bisneto e Marcos Rotta, que estarão mais perto do ministro Bruno Araújo para dar maior agilidade aos projetos da Prefeitura de Manaus. “Estamos reaproximando o governo federal das ações importante para a cidade. Tenho certeza de que muito em breve, com apoio de Brasília, teremos um sistema à altura da sociedade manauara”, afirmou Rotta. “Fomos esquecidos por bastante tempo. Finalmente estamos sendo ouvidos. Melhorando a mobilidade urbana e criando habitações, estaremos resolvendo dois dos principais temas de Manaus”, finaliza Bisneto.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus