Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Escola desenvolve trabalhos para alunos com deficiência auditiva

    A Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos desenvolve vários atividades para alunos com deficiência auditiva - foto: Divulgação
    A Escola Augusto Carneiro dos Santos desenvolve várias atividades para alunos com deficiência auditiva - foto: Divulgação

    A Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos é uma das instituições da rede pública estadual de ensino que oferece atendimento específico relacionado à educação especial. A especialidade da escola é oferecer atendimento aos alunos com deficiência auditiva.

    A instituição funciona provisoriamente no terceiro pavilhão da Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro, que também tem atendimento específico para alunos com deficiência intelectual, e está localizada na Manaus Moderna, Centro, Zona Sul de Manaus.

    A escola atende aproximadamente 85 alunos surdos e surdo-cegos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no turno matutino e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pela parte da tarde.

    Além das atividades realizadas em sala de aula, a instituição possui projetos que são desenvolvidos com os alunos e até mesmo para os pais das crianças, como o curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para terem a possibilidade de se comunicarem melhor. Além dos projetos de informática voltados para os pais, pois muitos deles ficam na escola esperando pelos filhos.

    A Escola Augusto Carneiro realiza ainda um projeto que são estimuladas toda a parte desportiva com os alunos por meio do atletismo, natação e outras modalidades. Desenvolvem o ‘Jornal Quero Saber’, onde são colocadas informações dos acontecimentos da semana. E há também um projeto de sala de leitura para facilitar o entendimento dos alunos quanto às histórias dos livros.

    Os professores são capacitados para trabalhar com as crianças, todos devem possuir o curso de Libras.  O trabalho de inclusão realizado na escola é preparar os alunos para o ingresso no Ensino Médio e são realizadas visitas na escola em que o aluno irá cursar o ensino. A família tem a opção de escolher a instituição em que o estudante concluirá os estudos, mas a Escola Augusto Carneiro sempre oferece duas instituições inclusivas da Coordenadoria Distrital de Educação 1 que são: o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e a Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, ambos no Centro.

    A escola é certificada pelo ISO 9001 e ganhou prêmio de gestão em primeiro lugar no ano de 2009.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus