Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Retroescavadeira estoura cano e causa desabamento em obra, no Parque Dez

    A obra desabou na esquina da avenida Maneca Marques com a rua 07 no Parque 10 - foto: Divulgação
    A obra desabou após uma retroescavadeira estourar um cano de abastecimento de água - foto: Divulgação

    Uma obra desabou na madrugada deste domingo (11), no conjunto Mucuripe 2, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. O fato aconteceu devido a uma retroescavadeira ter acertado um cano de abastecimento de água, que com a pressão, provocou o desabamento da construção. No local estava sendo erguido um estabelecimento comercial.
    O acidente aconteceu na esquina da avenida Maneca Marques com a rua 7. Não houve vítimas, apenas danos materiais.

    De acordo com o morador Hugo Seffair, que tem residência vizinha à obra, às 3h30, ele escutou um barulho, e quando foi verificar, viu que a obra tinha desabado. A partir de então, acionou a Defesa Civil e a Manaus Ambiental.

    Segundo o engenheiro, da Defesa Civil Municipal, Cláudio Belém a obra tem licença da prefeitura, porém, com a escavação e o rompimento da tubulação, deixou a área em uma situação de risco.

    “Foi feita uma avaliação para verificar o risco de deslizamento. Verificou-se que o proprietário fez o estaqueamento em parte do terreno o que dá maior estabilidade, porém, nós temos que fazer a vistoria após a retirada da água de toda área para ver como o solo se comporta para dar parecer definitivo”, declarou.

    A Manaus ambiental teve que interromper o fornecimento de água para resolver o problema.  No momento a casa ao lado não tem risco iminente de desabamento, mas é necessária uma reavaliação com os pareceres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

    Por equipe EM TEMPO Online

    Com informações de Diogo Dias

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus