Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Operação de combate ao tráfico no Jorge Teixeira antecede lançamento de programa federal no Amazonas

    Durante a operação são realizadas barreiras em diversas ruas do bairro para fiscalização de veículo - foto: divulgação/SSP
    Durante a operação são realizadas barreiras em diversas ruas do bairro para fiscalização de veículo - foto: divulgação/SSP

    A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou nesta segunda-feira (19), uma operação para coibir o tráfico de drogas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. A ação antecede o lançamento do projeto ‘Crack, é possível vencer’, do governo Federal, com adesão do governo do Estado, que acontecerá no dia 29 de setembro.

    Mesmo o Amazonas não tendo registro de crack, a SSP-AM destaca que a adesão ao programa tem por objetivo a redução dos índices de consumo de drogas em geral. Dividido nos eixos ‘prevenção, autoridade e cuidado’, o programa prevê maior oferta de serviços de atenção aos usuários de drogas, o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas e ações de prevenção, que envolvem educação, capacitação e informação.

    Segundo o titular da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), Orlando Amaral, apesar de ser direcionado ao tráfico de drogas, o objetivo é combater outros crimes. Até o lançamento do programa, serão feitas diversas abordagens.
    “Estamos fazendo um trabalho de saturação da área, como resposta aos índices criminais no Jorge Teixeira, fazendo abordagens para reprimir o tráfico de drogas, roubo nas ruas, homicídios e outros crimes que podem acontecer no horário em que as pessoas se deslocam para o trabalho ou para casa”, explicou o delegado.

    Durante a operação são realizadas barreiras em diversas ruas do bairro para fiscalização de veículos, como carros e motocicletas, para averiguar possíveis irregularidades, bem como abordagens a pessoas em situações consideradas suspeitas. Ônibus também recebem a ação da Seaop, tendo em vista denúncias de assalto à coletivos nas ruas daquele bairro.

    A operação tem continuidade pelas próximas semanas, com a participação da Polícia Civil e Polícia Militar. O programa ‘Crack, é possível vencer’ será lançado no 30º Distrito Integrado de Polícia, no Jorge Teixeira, no dia 29 de setembro, com oferta de serviços e equipamentos de segurança pública.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus