Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Indígenas ocupam parte da Djalma Batista reivindicando a permanência da diretora no DSEI Manaus

    O principal temor dos manifestantes é que, caso Adaciline seja substituída, todo o trabalho iniciado por ela junto aos indígenas no Amazonas, seja perdido - foto: divulgação
    O principal temor dos manifestantes é que, caso Adaciline seja substituída, todo o trabalho iniciado por ela junto aos indígenas no Amazonas, seja perdido - foto: divulgação

    Lideranças indígenas, caciques, profissionais dos polos bases e representantes do Sindicato dos Profissionais de Saúde Indígena do Amazonas realizaram nesta sexta-feira (30), uma manifestação, na avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus, pedindo a permanência da atual gestora do Distrito Sanitário Especial de Manaus (DSEI Manaus), Adaciline Magalhães Rodrigues, na função.

    Durante o protesto, os manifestantes chegaram a fechar uma das ‘mãos’, entre dois shoppings da cidade, no sentido Centro-Bairro.

    O principal temor dos manifestantes é que, caso Adaciline seja substituída, todo o trabalho iniciado por ela junto aos indígenas no Amazonas, seja perdido.  A atual gestora é servidora de carreira do Ministério da Saúde no Amazonas há 30 anos, dos quais 5 anos passou à frente do DSEI.

    De acordo com o enfermeiro Michel Valentino de Sá, o ato é uma prevenção, uma vez que o Ministério da Saúde mudou a direção da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que por sua vez começou a substituir os dirigentes dos DSEI em todo o país.

    No Amazonas existem sete distritos de saúde indígenas, sendo que a unidade de Manaus abrange 19 municípios, entre eles além da capital, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Autazes, Borba, Careiro Castanho, Silves, Manaquiri e Novo Aripuanã. No total são 26 mil indígenas alcançados pelo DSEI Manaus.

    Por equipe EM TEMPO online

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus