Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Arthur Neto quer proibir construção de presídios em área urbana de Manaus

    Para Arthur Neto, foi completamente inadequada a transferência de presos de alta periculosidade para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa - foto: Janailton Falcão

    O prefeito Arthur Virgílio Neto encaminhará, nos próximos dias, para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), um Projeto de Lei para proibir a construção de novos presídios no perímetro urbano da capital. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (4), durante a abertura da vacinação contra o HPV para meninos.

    Arthur Neto lamentou os prejuízos causados à imagem turística da capital amazonense, conquistados com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. A medida é uma resposta à guerra entre facções criminosas dentro das unidades carcerárias de Manaus, que resultou na morte de 60 detentos durante a rebelião ocorrida no último dia 1° de janeiro, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

    Esse é o maior massacre em presídios do Amazonas e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas da Chacina do Carandiru. Ao todo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), 184 detentos também fugiram do Compaj e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).

    “Vamos mexer no Plano Diretor para proibir que novos presídios sejam construídos dentro do perímetro urbano de Manaus pela simples razão de garantir a segurança do povo que eu governo, porque numa situação de fuga, como a ocorrida, até que esses bandidos cheguem à capital terão que enfrentar muitas barreiras”, defendeu o prefeito.

    Para Arthur Neto, foi completamente inadequada a transferência de presos de alta periculosidade para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus e que já havia sido desativada. “Aquilo é mais uma peça histórica, que poderia até virar um Museu da Polícia, qualquer coisa, menos um presídio”, frisou.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus