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    Período para transferência em escolas públicas inicia neste sábado

    Após a solicitação de transferência, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão confirmar a matrícula - foto: Alexandre Fonseca

    Conforme calendário de matrículas disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá início, no próximo sábado (7), o período de transferências para alunos de todos os níveis de ensino da rede estadual ou municipal matriculados no ano letivo de 2016 e que desejam neste ano de 2017, trocar de escola, motivados por interesse particular, econômico ou social.

    O atendimento à população será realizado via internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br, pelo aplicativo ‘Matrículas Amazonas’, ferramenta disponível para smartphones, nas plataformas Android, e a partir desta quinta-feira (5), para iOS. O atendimento poderá ser realizado ainda de forma presencial, para quem preferir. As solicitações e confirmação de matrícula serão feitas até o dia 12 de janeiro.

    Após a solicitação de transferência, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão confirmar a matrícula, dirigindo-se à unidade de ensino em que obteve uma vaga. Quem optar pelo atendimento presencial, deverá estar atento ao cronograma de atendimento.

    No dia 9 de janeiro, o atendimento será destinado aos alunos da Educação Infantil; no dia 10, será para os alunos do Ensino Fundamental e EJA (1º ao 5º ano); no dia 11, para estudantes do Ensino Fundamental e EJA (6º ao 9º ano); e no dia 12, o atendimento será direcionado aos estudantes do Ensino Médio e EJA.

    Reordenamento

    Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6 de janeiro), o atendimento será direcionado ao reordenamento, ou seja, o encaminhamento de alunos de escolas sem continuidade de ensino para outra escola, garantindo a continuidade de ensino do estudante.

    Para este atendimento, é necessário que os pais ou responsáveis compareçam na escola em que seu filho (a) foi direcionado, levando os documentos necessários, e confirme a matrícula. A Seduc orienta a população a confirmar a matrícula, mesmo que não tenha interesse que o aluno estude na escola designada.

    Novos Alunos

    O atendimento a novos alunos, aqueles que estão entrando na rede estadual ou municipal, iniciará no dia 13 de janeiro de 2017. A partir desta data, os pais ou responsáveis já poderão garantir a reserva de vaga, lembrando que esse procedimento tem validade de três dias úteis. Caso não haja confirmação de matrícula neste período, a vaga estará novamente disponível no sistema.

    Para o ano de 2017, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus ofertarão 183.647 vagas em escolas da rede pública de ensino. Do total de vagas ofertadas, 136.830 serão disponibilizadas pela Seduc em suas escolas estaduais e 46.817 pela Semed. Das vagas para a rede estadual, 65.573 são destinadas às escolas da capital e 71.257 para as unidades de ensino do interior do Estado. As aulas do ano letivo de 2017 terão início no dia 6 de fevereiro para a rede estadual e 3 de fevereiro para a rede municipal de Manaus.

    Com informações da assessoria