Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Amazonas deve vacinar 84 mil meninos contra o HPV

    Vacina faz parte do novo calendário de vacinação dos adolescentes - foto: divulgação

    A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) já finalizou a entrega dos lotes de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para que os 61 municípios do interior do Estado iniciem a vacinação de meninos com idade de 12 e 13 anos. A vacina faz parte do novo calendário de vacinação dos adolescentes e é disponibilizada para os estados e municípios pelo Ministério da Saúde.A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, explica que a vacina já está disponível nos municípios e que é responsabilidade dos pais levar os meninos para serem vacinados.

    “Os pais precisam assumir essa responsabilidade e levar esses meninos, na idade de 12 e 13 anos, para tomar a vacinar ganhar a proteção contra o HPV”.

    A vacina contra o HPV é aplicada em duas doses. O adolescente que estiver na faixa etária de 12 e 13 anos toma a primeira dose e seis meses depois toma a segunda. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios do interior.

    Um total de 84.350 meninos com idade entre 12 e 13 anos devem ser vacinados em todo o estado do Amazonas este ano.

    O Ministério da Saúde também determina que sejam vacinados meninos e homens com idade entre 9 e 26 anos, da categoria específica de pessoas vivendo com HIV/Aids. Para essa população específica o esquema de vacinação é diferenciado, estando completo com três doses da vacina.

    Com informações da assessoria