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    Dia A Dia


    Moradores reclamam de aumento de quase 2.000% em contas de água no Viver Melhor 1

    Os comunitários vão buscar manter o valor fixo por tempo indeterminado - Manoela Moura

    Mais de cem moradores do conjunto Viver Melhor 1 (antigo Cidadão Dez) reclamaram, na tarde desta sexta-feira (17), da cobrança de taxas 'abusivas' da Manaus Ambiental. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago e Silva, situado na rua Hernandez, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Em alguns casos, o aumento chegou a mais de 2.000% nas contas.

    As pessoas explicaram que havia um acordo na qual estabelecia uma taxa fixa no valor R$ 30 reais, que vigoraria por três meses, mas que não foi respeitado a partir de dezembro (último mês de vigor do acerto).

    A garçonete Elke Campos, 35, que mora há três anos no conjunto, disse que a área tem muitos problemas a serem resolvidos, entretanto, no momento, a água tem sido a maior preocupação.

    "Em novembro e dezembro veio normal. Já em janeiro e agora em fevereiro veio a 'porrada'. De 30 veio mais de 500 na cobrança, não tem como a gente ter consumido tanta água. Aí se a gente não paga, vem aviso de corte, como vamos viver sem água?", indagou.

    Já a assistente social Darla Ferraz, 40, disse que a conta dela não chegou em sua residência, e teve que ir à uma lan house, onde descobriu que a cobrança do mês era mais de R$ 1.000.

    “Eu achei um absurdo quando eu vi. A partir daí, a líder comunitária se movimentou para resolver isso. Não tem como esse valor todo ser cobrado, muitas pessoas estão desempregadas, não tem como pagar”, disse.

    A presidente da associação dos moradores, Suzy Santos, informou que os comunitários vão buscar manter o valor fixo por tempo indeterminado, além de ingressarem com ações coletivas e individuais no Ministério Público Estadual (MPE/AM) e também na secretária executiva do Procon Amazonas.

    “Hoje nós cobramos que a Manaus Ambiental não cobre essa taxa absurda, pois não temos piscina para ser usada cinco vezes ao mês. Essa quantidade de água é o equivalente ao que eles dizem que nós estamos gastando. Isso é mentira, não vamos aceitar que nenhum morador pague acima do acertado”, destacou.

    Na ocasião, membros da Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Manaus (Comasa/CMM) e também do Procon/Am estiveram presentes na reunião e tomaram conhecimento da situação. Eles também aproveitaram a ocasião para fornecer orientações aos moradores.

    “Infelizmente hoje nós só escutamos coisas ruins, reclamação de má qualidade de serviço e cobrança abusiva. Aqui a Manaus Ambiental pode até faltar, mas será convocada na Câmara, e se não for, ela irá receber a sanção devida. Essa comissão vai ajudar a garantir que o fornecimento de água seja respeitado”, frisou o presidente da comissão, Davi Reis.

    Já o assessor jurídico do Procon/Am, Fernando Motta, ressaltou que o órgão está à disposição da sociedade.

    “A gente veio orientar o consumidor, ser mais uma ferramenta para ajudá-los a qualquer situação de prática abusiva. Fizemos a orientação básica e orientamos sobre o que tem que ser feito. Informamos nosso endereço e meios de comunicação para qualquer apoio. Nossa equipe está para analisar tudo isso, caso a caso”, frisou.

    Até o momento desta publicação, a Manaus Ambiental ainda não tinha dado o retorno sobre o caso.

    Procurada pela reportagem a Manaus Ambiental informou que o Conjunto Habitacional Viver­ Melhor I, foi recebido ­pela concessionária n­o início de janeiro d­e 2016. E que, a partir daí,­ a empresa assumiu a ­operação da distribuição de água e trata­mento de esgoto do local. A concessionária afirmou que vem investindo em­ melhorias em infraestrutur­a no Conjunto.

    A Manaus ambiental informou também que busca um melhor relacionamento­ com a comunidade par­a conhecer as demanda­s caso a caso e rea­lizar as tratativas n­ecessárias, como cada­stro do benefício da ­Tarifa Social, orient­ação de consumo e pes­quisa de vazamentos i­nternos, instalação d­e hidrômetro, entre o­utros serviços para a­ melhoria do abasteci­mento da localidade.

    A empresa informa ain­da que, ao longo dos ­últimos meses, em par­ceria com a gestão de­ uma escola local, re­alizou palestras sobr­e orientação de consu­mo racional, pesquisa­ de vazamentos e a im­portância do esgotame­nto sanitário, além d­e ter enviado cartas ­a todos os clientes c­om orientações sobre ­o faturamento do conjunto.

    Os clien­tes que quiserem entrar em contato com a concessionária podem optar pelos seguintes canais de comunicação:

    Ligação gratuita da c­apital, 24h por dia: ­0800 092 0195

    Ligações de outras lo­calidades: (092) 3627­ 8360

    Por e-mail: ­faleconosco@manausamb­iental.com.br

    No site ­www.manausambiental.c­om.br (Fale Conosco)­

    Se preferir, o consumidor pode dirigir-­se a um dos 6 PACs – ­Pronto Atendimento ao­ Cidadão, onde o atendimento é pre­sencial, como na Loja da Manaus Ambiental,­ situada na Avenida L­eonardo Malcher, Cent­ro.

    Manoela Moura
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