Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Crimes contra homossexuais em Manaus não são casos de homofobia, indica SSP-AM

    Em 3 anos, apenas um caso de homofobia foi registrado no Amazonas, garantiu o secretário - Arthur Castro

    O secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Sérgio Fontes, afirmou na tarde desta segunda-feira (20) que os 52 homicídios contra homossexuais, registrados entre 2015 a 2017 em Manaus, não foram motivados por homofobia.

    "Nestes três anos, só tivemos um assassinato ocorrido porque a pessoa era homossexual. Todos os outros foram motivados por crime contra o patrimônio, que é quando há intenção de roubar algo da vítima, por rixa ou até acerto de contas relacionado ao tráfico de drogas", falou o titular da SSP.

    Ainda segundo o secretário, o relatório da Bahia fez uma conta simples dos números de homicídios contra os homossexuais, que podem ser considerados altos, mas não levou em consideração a motivação dos crimes. "Eles fizeram um apanhado de todos os crimes, mas não é assim. É necessário saber a motivação do crime. O fato de matar um homossexual não pode estar diretamente ligado à orientação sexual da pessoa, assim como o fato de uma pessoa negra ser morta, não pode ser intitulado como racismo", explicou Fontes.

    De acordo com a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Graça Prola, há um projeto para a implantação de uma delegacia especializada em crimes como discriminação racial, religiosa e preconceito para atender, com mais comodidade, as vítimas destes tipos de crimes. "Queremos humanizar cada vez mais o atendimento para essas pessoas. Além dos casos de preconceito, há uma questão social, que é quando o adolescente ou o jovem se assume homossexual e as famílias não aceitam. Nós vamos fornecer uma assistência maior", disse.

    Ana Sena
    EM TEMPO

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus