Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Ipaam embarga lixão clandestino em Rio Preto da Eva

    Após a denúncia publicada no EM TEMPO, a prefeitura começou a retirar o entulho - Divulgação

    O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) embargou um lixão a céu aberto no município de Rio Preto da Eva (distante a 78 km de Manaus), e responsabilizou a Prefeitura local pelo dano ambiental. A ação de fiscalização foi realizada em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental, a partir de denúncia feita por moradores. O lixão estava situado no km 2 do ramal ZF-7B, que fica no km 86, da AM-010 (Manaus a Itacoatiara).Segundo informações coletadas pelos fiscais, o local estava servindo de depósito de resíduos sólidos urbanos despejados pela Prefeitura de Rio Preto da Eva há pelo menos dois meses, em acordo com o proprietário do terreno. A ação aconteceu após publicações do Jornal EM TEMPO sobre a denúncia.

    No local, o lixo era simplesmente descartado sem nenhuma preocupação sanitária e sem tratamento adequado, em desacordo com a Lei de Resíduos Sólidos (LEI Nº 12.305).

    Não havia autorização ou licença do órgão ambiental competente pra desenvolver da atividade. O local e a atividade foram embargados e o responsável foi autuado.

    A Prefeitura de Rio Preto da Eva também será responsabilizada pela destinação inadequada de resíduos sólidos do município. Outras denúncias de áreas que servem como lixeiras a céu aberto estão sendo apuradas pelo IPAAM na região.

    “A deposição inadequada desses resíduos representa um risco elevado ao meio ambiente e à saúde da população de maneira geral, principalmente aos moradores de áreas próximas e circunvizinhas”, reforça a diretora-presidente do IPAAM, Ana Aleixo.

    A Prefeitura de Rio Preto já entrou em contato com o órgão ambiental para providenciar a regularização de um aterro sanitário.

    Com informações da assessoria

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus