Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Bolsonaro confirma vinda a Manaus para participar de formatura dos alunos do colégio da PM

    Bolsonaro confirmou que vem a Manaus participar da formatura dos alunos do colégio da PM - Divulgação

    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) confirmou, nesta sexta-feira (11), por meio da sua página pessoal no Facebook, que agendou uma visita a Manaus para participar da formatura dos alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Waldocke Fricke de Lyra, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

    O convite para o parlamentar ser o paraninfo da turma foi gravado em vídeo e viralizou na internet. Em uma das cenas do vídeo, estudantes repetem em coro o que um aluno fala, tudo supervisionado por um militar instrutor. “Tenho audácia o suficiente para convidar o Bolsonaro. Convidamos Bolsonaro, salvação dessa nação”. Ao final, uma aluna dirige-se ao pré-candidato à presidência da República em 2018 e faz o convite.

    Leia também: Escola sem partido? Alunos de Colégio da PM em Manaus chamam Bolsonaro de ‘salvador da nação’

    Após a repercussão do vídeo, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana no Amazonas, Glen Wilde, disse que o vídeo mostra uma doutrinação parecida com ideias nazifascistas.

    Bolsonaro é um dos principais defensores do projeto da Escola sem Partido - Diego Janatã/Arquivo AET

    De acordo com o deputado estadual José Ricardo, a atitude dos professores militares da escola Waldocke Fricke de Lyra lembra a doutrinação nazista da segunda guerra mundial, em que milhões de pessoas foram mortas por questões raciais e preconceituosas.

    Já o deputado Luiz Castro, da Rede, afirma que o episódio em que alunos são induzidos a exaltar a figura do deputado federal é antidemocrático. Ele disse que a sociedade deve estar atenta a casos semelhantes.

    Alunos esclarecem admiração

    Nesta quinta-feira (10), os alunos, que aparecem no vídeo, divulgaram uma nota em que esclarecem o motivo de tanto carinho e gratidão ao político. No conteúdo, os alunos revelam que após participarem de uma reportagem em uma emissora de TV a nível nacional, a sociedade passou a ver, de forma distorcida, o modelo de ensino desenvolvido na instituição.

    "Quando a matéria foi ao ar, ela menosprezou o ensino e a nossa rotina escolar em rede nacional e ainda pode ser vista na internet”, diz um trecho do comunicado, justificando que o Jair Bolsonaro saiu em defesa dos alunos e "os incentivou com palavras encorajadoras, mostrando que programa algum deve abater os nossos valores e objetivos".

    Leia também: Deputados criticam enaltecimento de Jair Bolsonaro em escola militar no AM

    Por fim, os estudantes esclarecem que, diante de tal gentileza do deputado, e como forma de gratidão, tiveram a ideia de convidar Bolsonaro como amigo e não como político.

    Investigação

    A PM-AM abriu um procedimento administrativo para investigar o caso. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amazonas repudiou a gravação do vídeo e disse que acompanha as apurações conduzidas pela PM-AM. A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) também apura a situação.

    'Escola sem Partido'

    Jair, que é pré-candidato à Presidência da República, é um dos principais defensores do projeto da Escola sem Partido, também conhecido como “Lei da Mordaça”.

    ‘Escola sem Partido’ prevê que “são vedadas a prática de doutrinação política e ideológica, bem como a veiculação e conteúdo ou a realização de atividades de cunho religioso ou moral, que possam estar em conflito com as convicções dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

    EM TEMPO

    Leia mais:

    Conselho de Ética da Câmara abre processos contra Eduardo Bolsonaro e Éder Mauro

    Procuradoria processa Bolsonaro sob acusação de discriminar quilombolas

    STF mantém ação contra Bolsonaro por incitação ao crime de estupro

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus