Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Milhares de fiéis celebram 300 anos de Nossa Senhora Aparecida com procissão em Manaus

    Procissão em Manaus concentrou milhares de fiéis no Centro da cidade - Fotos Márcio Melo e Marcyele Gomes 

    Reunindo cerca de 10 mil fiéis, de acordo com a organização do evento, a procissão de Nossa Senhora Aparecida comemorou os 300 anos da aparição da santa padroeira do Brasil e percorreu algumas ruas do Centro de Manaus, Zona Sul. No país, dia 12 de outubro é a data usada para os festejos em relação à Maria, mãe de Jesus, que é representada no catolicismo por Aparecida, a qual já intercedeu muitas vezes por alguns manauaras.

    De acordo o aposentado João Batista, de 76 anos, a santa é muito importante para a vida da sua família, pois Aparecida lhe concedeu saúde e o curou de um câncer na tireoide. "Em Manaus eu não encontrei um médico que dissesse o que eu tinha, foi quando viajei para São Paulo. Em uma semana a equipe médica diagnosticou a tireoide, assim que saí do consultório peguei um táxi e fui para Aparecida e pedi que ela intercedesse por mim, e fui curado", conta.

    Aposentada é devota de Aparecida desde que passou a morar no bairro que leva o mesmo nome da santa em Manaus 

    Devota há 64 anos, a aposentada Amazonilda de Freitas, de 79 anos, pediu a intercessão da santa para ajudar nos estudos. "Eu estava em um ano muito difícil na escola, foi quando minha mãe me levou para o santuário de Aparecida em Manaus, onde eu rezei e pedi para que ela me ajudasse. Finalizei o ano com várias notas boas e, desde então, não deixo de participar dos festejos dela".

    Leia também: As faces de Maria: como a fé na mãe de Jesus transcende culturas e gerações

    Iniciando às 17h, a carreata percorreu as ruas Comendador Alexandre Amorim, 10 de julho, Ferreira Pena, avenida Leonardo Malcher, Luiz Antony, avenida Ramos Ferreira e finalizou com uma missa campal, celebrada pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

    Para o Arcebispo é muito emocionante comemorar o jubileu de Nossa Senhora Aparecida e também os 10 anos do santuário dela em Manaus. "Eu sou de Aparecida, em São Paulo, e praticamente nasci rezando. Meus pais eram muito devotos da santa, quando viajávamos para o interior nós íamos sempre rezando o terço e durante essas viagens sempre ficávamos sabendo das intercessões da santa", disse Dom Sérgio.

    Criança foi diagnosticada com hidronefrose ainda durante a gestação

    Depois de descobrir que a filha, Keyliane Dantes, 5, estava diagnosticada com hidronefrose - distúrbio que atinge os rins - a mãe, Marizete Dantas, de 38 anos, resolveu procurar o santuário em Manaus para pedir ajuda à santa. "Quando estava grávida de 7 meses recebi o diagnóstico que ela teria hidronefrose. Em dezembro do ano passado fizemos uma primeira cirurgia que não foi bem sucedida e em junho desse ano fizemos a segunda tentativa e, então, veio a graça concedia pela Nossa Senhora Aparecida, a cura da minha filha".

    Papa Francisco

    O Papa abençoou o povo brasileiro e lembrou em um vídeo postado em uma rede social a história da aparição da Santa em 1717, após três pescadores encontrarem no rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele também lembrou de uma viagem que realizou em 2013, para o Brasil, e que foi ao Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo. No Twitter, Francisco pediu a intercessão da santa aos desempregados.

    Após muitas tentativas, ao contrário de peixes os pescadores encontraram a imagem da santa

    História

    Em 1717, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves encontraram no rio Paraíba, na Vila de Guaratinguetá, interior de São Paulo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os três estavam sem pescar há muito tempo e tinham a missão de oferecer o peixe para a festa de recepção de Dom Pedro de Almeida e do Conde de Assumar, naquela época governantes da província de São Paulo e de Minas, respectivamente.

    Raphael Tavares
    EM TEMPO

    Leia Também:

    Manaus fica encoberta por fumaça durante a tarde desta quinta-feira

    Prefeito de Manaus palestra sobre gestão fiscal em evento no Rio de Janeiro

    Parque dos Bilhares terá programação para as crianças nesta quinta

    Mais lidas

    1. Entenda como são feitas as buscas por vítimas de afogamento no Amazonas

    2. Procuradores repudiam ataques de defensor público no AM e divulgam nota

    3. Saiba como funciona a tarifa de esgoto em Manaus

    4. Aprovados no concurso do TJAM pedem nomeação e marcam protesto

    5. Evento internacional sobre reprodução de peixes será realizado em Manaus