Fonte: OpenWeather

    Educação


    Fametro oferece programa de doutorado no AM com parceria da PUC Minas

    O curso é ministrado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Manaus

    O principal objetivo do programa é dar oportunidades para pessoas da região Norte fazerem o doutorado
    O principal objetivo do programa é dar oportunidades para pessoas da região Norte fazerem o doutorado | Foto: Marcely Gomes


    Manaus - Os profissionais de direito de Manaus têm uma nova opção para ascender na carreira acadêmica. Foi lançado na noite desta segunda-feira (10), o programa de doutorado da faculdade Fametro. O curso é ministrado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em parceria com a faculdade.

    O lançamento do curso em Manaus tem como finalidade diminuir a discrepância geográfica na distribuição de mestres e doutores em território nacional. O professor Leonardo Poli, da PUC Minas, esteve presente na solenidade e explicou qual o objetivo principal da iniciativa.

    "O programa é disponibilizado pela Caps, que é o órgão regulamentador da pós-graduação. Ele visa a solidariedade no âmbito acadêmico, tendo em vista, que os estudos constataram que a grande maioria dos mestres e doutores se concentra nas regiões Sul e Sudeste do país. Está sendo feito esse esforço para que as regiões Sul e Sudeste abram turmas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de forma a atenuar essa discrepância na distribuição", afirmou.

     Wellington Júnior é o diretor administrativo da Fametro
    Wellington Júnior é o diretor administrativo da Fametro | Foto: Marcely Gomes


    Inovação 

    Com uma visão pioneira, a Fametro trouxe para o Amazonas a parceria com a PUC Minas que tem uma das maiores notas de doutorado do país, com conceito 6. Uma análise prévia foi realizada para averiguar a possibilidade de realizar a parceria.

    "Estamos muito satisfeitos em começar com a Fametro. Fizemos uma análise prévia e constatamos que se trata de uma instituição de excelência e esse é o principal requisito para que a PUC Minas faça essa parceria", afirmou Leonardo Poli.

    Escolhida entre outras instituições do Norte e Nordeste, a faculdade Fametro vai atuar como uma "hospedeira" do curso ministrado pela PUC Minas, como explica Wellington Júnior, diretor administrativo da Fametro.

    "A Fametro vai dar todo o suporte para que a PUC de Minas consiga realizar o curso da melhor maneira possível, principalmente, para que os doutores - que se formarem em quatro anos - sejam extremamente profissionais, competentes e que possam adquirir todo o conhecimento possível", pontuou.

    O curso selecionou 16 candidatos e terá duração de 4 anos. No último semestre, os alunos deverão viajar até Belo Horizonte onde vão participar das atividades acadêmicas, juntamente com os professores orientadores.

    "As aulas, atividades e bancas serão ministradas aqui em Manaus. No final do curso tem um requisito chamado cumprimento de estágio e docência, no qual os alunos devem ir durante um semestre para Belo Horizonte. Em três módulos de 20 horas, cada aluno terá contato com as atividades de docência", finalizou o professor Leonardo Poli.

    Leia mais

    Acadêmicos da Fametro realizam ação ambiental na Cidade Nova

    Quer estudar? Faculdades oferecem 60 mil bolsas de estudo no Amazonas

    Programa Educações concederá 12 mil bolsas para educação básica e superior