Fonte: OpenWeather

    Negociações


    ADS registra o triplo do faturamento no Balcão de Agronegócios

    O programa fechou o mês de julho com mais de R$ 514.466,40 mil em comercialização de produtos agrícolas, contra R$ 66.498 mil do mesmo período do ano passado

    Manaus - O Balcão de Agronegócios, programa da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), responsável por intermediar a negociação entre o produtor rural/extrativista e os consumidores (públicos ou privados), fechou o mês de julho com mais de R$ 514.466,40 mil em comercialização de produtos agrícolas, contra R$ 66.498 mil do mesmo período do ano passado, o que resulta em um aumento de 300% neste ano.

    Para o gerente do balcão, Mário Moura, este resultado é consequência das readequações administrativas realizadas no programa ainda no início deste ano.

    “O programa, agora, possui técnicos exclusivos para intermediar a comercialização entre o pequeno produtor e o potencial comprador, que são as empresas e estabelecimentos comerciais”, destacou o gerente.

    Leia também: ADS vai abrir feiras do produtor em mais 24 municípios do Amazonas

    Desde que o novo sistema foi implantado, o programa já vem colhendo frutos significantes. Já no início de 2018, a ADS comemorou os bons resultados da parceria firmada entre o grupo varejista Big Amigão e o produtor pesqueiro José Everaldo Sarará (FrigoNorte). As negociações tiveram início no dia 5 de janeiro e as peixarias dentro dos estabelecimentos foram inauguradas 18 dias depois.

    O atravessador não tem interferência na negociação, o produtor consegue lucrar mais e vender os produtos em um preço em conta.
    O atravessador não tem interferência na negociação, o produtor consegue lucrar mais e vender os produtos em um preço em conta. | Foto: Divulgação


    Entre os produtos comercializados em julho estão: a couve, alface, abóbora moranga, laranja, pirarucu seco, banana pacovã, melancia e abóbora regional. Foram 61 mil toneladas dessas mercadorias

    Parcerias

    No mês passado, o Balcão entregou 20 toneladas de melancia na sede da Distribuidora e Supermercado Nova Era, na zona Norte de Manaus, resultado da negociação da ADS entre o estabelecimento e um produtor do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros da capital).

    De acordo com o comprador de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) do supermercado, Itauna Carvalho, a parceria entre o Nova Era e a ADS para a venda direta dos produtos rurais ocorre há dois anos, mas teve seu desempenho melhorado, significativamente, neste ano.

    “Estamos tendo ótimos resultados com essa parceria. A mercadoria é desembarcada aqui na sede e, logo depois, é distribuída nas outras unidades, como o Nova Era da Compensa, do Shopping Via Norte e Grande Circular, além da distribuição dos produtos nas filiais da rede”, disse Itauna.      

    Processo de intermediação

    Mário Moura explica que a agência tem a missão de preparar o produtor rural para as negociações diretas com o comprador.

    “Por meio do Balcão de Agronegócios, o produtor passa a vender o seu próprio produto, retirando da cadeia de comercialização o atravessador, que são os comerciantes livres e que atuam na função de repassar o produto para outros compradores”, disse.

    Ele afirmou ainda que, a partir do momento que o atravessador não tem interferência na negociação, o produtor consegue lucrar mais e vender os produtos em um preço em conta.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    ADS intermedia venda de mais de 20 toneladas de melancia do Careiro

    Alimentos da merenda escolar são inspecionados para atestar qualidade

    ADS promove curso gratuito de tratamento de peixe