Fonte: OpenWeather

    Economia


    Tecnologia 4G no Amazonas ainda está longe do ideal

    Apesar de alegarem que cumpriram a meta determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia móvel e internet estão longe de oferecer um serviço  4G a contento em Manaus.


    O prazo para ofertar a nova tecnologia encerrou no final do ano passado, porém em alguns pontos da capital amazonense, a nova tecnologia não funciona em sua plenitude. “Não é a internet que desejamos, mas é o que temos no momento”, frisa Alex Mendes, 28, que já foi usuário da internet 4G da operadora Claro em seu celular e agora testa os serviços da Vivo.  


    Segundo ele, a procura pela tecnologia se deve à velocidade que é prometida para o serviço pelas operadoras. Com a rapidez do sistema é possível assistir filmes em alta definição, fazer download de arquivos de músicas e vídeos em tempo razoável, jogar online e realizar videochamadas com a interação de diversos usuários em tempo real. “O serviço pode ser melhorado para atender com excelência os clientes”, analisa.


    Devido às falhas, o técnico em Tecnologia da Informação (TI), Igor Nunes, 21, reluta em contratar o serviço. “O 4G em Manaus ainda não funciona com a qualidade ofertada e esperada, por este motivo, ainda não adquiri o 4G”, revela.


    Para ele, Manaus só foi contemplada por conta da determinação imposta às operadoras de telefonia móvel pela Anatel, que estabeleceu o dia 31 de dezembro como limite para a implantação do sistema nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. “Se não fosse pelo evento, teríamos que esperar um pouco mais para ter o 4G em Manaus”, afirma Igor.


    Segundo a Claro - uma das primeiras empresas a disponibilizar o 4G em Manaus -, desde junho de 2013, mais de 1,8 milhões de habitantes da capital já podem usufruir da alta velocidade da rede.


    Além dos manauenses, mais de 18 cidades no Amazonas contam com cobertura da operadora, mas apenas seis podem utilizar a tecnologia 3G na região.


    Por meio de nota, a Vivo afirma que ativou, em setembro de 2013, sua rede 4G em Manaus. Atualmente, a operadora disponibiliza a tecnologia de quarta geração em 41 bairros da cidade.


    A TIM informa que encerrou o ano de 2013 com a implantação da tecnologia 4G na capital amazonense. A operadora assegura que investirá quase R$ 1,5 bilhão no desenvolvimento da tecnologia no país pelos próximos 3 anos.


    A Oi ressalta que o 4G está disponível em 24 municípios, dentre eles, Manaus. Até 31 de maio deste ano, a operadora se comprometeu em disponibilizar a tecnologia em outras 21 cidades.

    Mais lidas

    1. Expectativa de crescimento favorece criação de empregos temporários no Natal

    2. Demanda por voos para os Estados Unidos cresce no Brasil

    3. Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE

    4. Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios

    5. Comércio chega ao sétimo mês de crescimento e espera alta de até 5% no fim do ano